O PRESENTE ARTIGO ABORDA A DISCUSSÃO ENTRE ARTE, MÚSICA E EDUCAÇÃO, POIS NOTA-SE UMA ESTREITA RELAÇÃO NESTAS PROPOSIÇÕES, TENDO EM VISTA A REFLEXÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA RELIGAÇÃO DOS SABERES PARA UM PENSAR BEM. DESSA FORMA, ESCOLHE-SE, COMO OPERADOR COGNITIVO PARA DIALOGAR COM A PESQUISA, O ARTISTA PARAIBANO CHICO CÉSAR. POR MEIO DA POÉTICA DESSE ARTISTA, A COMPOSIÇÃO MUSICAL COMO METÁFORA E FERMENTO DA VIDA CONSTITUEM O OBJETIVO DESTE TRABALHO. A METODOLOGIA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA, ASSUME A EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS DA COMPLEXIDADE, PERFAZENDO O MÉTODO COMO ESTRATÉGIA PARA CONSTRUIR, REORGANIZAR E SISTEMATIZAR O PENSAMENTO. A PESQUISA TEM COMO INTERLOCUTORES TEÓRICOS EDGAR MORIN (2000, 2003A), ARTHUR SCHOPENHAUER (2003), MARIA DA CONCEIÇÃO ALMEIDA (2017), PAULO FREIRE (1981, 1987), DENTRE OUTROS. NESSE SENTINDO, FRENTE À REALIDADE, A COMPOSIÇÃO MUSICAL REVERBERA COMO UMA PULSÃO REFLEXIVA PARA COMPOR A VIDA, ENTENDE-SE, PORTANTO, QUE O ARTISTA CHICO CÉSAR, COMO EXEMPLO DE SUJEITO COMPOSITOR DA MÚSICA DA VIDA, ENSINA E PROVOCA O SER HUMANO A TAMBÉM IMBRICAR-SE EM SUAS NARRATIVAS PARA COMPOR. SENDO ASSIM, É PRECISO REPENSAR, DESCORTINAR E ESTABELECER LIGAÇÕES MAIS PROFUNDAS PARA CONSTRUIR UMA EDUCAÇÃO MAIS RESPONSÁVEL COM A VIDA E OS SEUS SUJEITOS, PERMEANDO POR UM PENSAMENTO QUE UNE E DIALOGA COM OS SABERES