ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO (RE)CONSTITUIR ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO GINÁSIO NOSSA SENHORA DA EXPECTAÇÃO E DO CENTRO ICOENSE DE ENSINOS TÉCNICOS NO PERÍODO DE 1960 A 1980, DESTACANDO ELEMENTOS RELACIONADOS AO CONTEXTO DE SURGIMENTO DESSAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E A IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS PRÁTICAS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NESSA ÉPOCA. PARA ISTO, REALIZAMOS UMA PESQUISA DE CARÁTER HISTÓRICO ANCORADA NA ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZANDO-SE DA HISTÓRIA ORAL COMO TÉCNICA. ASSIM, ESTA PESQUISA CONTOU COM O ENTRELAÇAMENTO DA HISTÓRIA ORAL DE QUATRO PROFESSORE(A)S (UM HOMEM E TRÊS MULHERES) QUE OBSERVARAM, VIVENCIARAM E/OU ENSINARAM A EDUCAÇÃO FÍSICA EM NESSAS ESCOLAS E DA ANÁLISE DE DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS. FICOU CONSTATADO QUE A PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NAS REFERIDAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, CARACTERIZAVA-SE PELO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES COM FINALIDADE DE MELHORIA DE DESEMPENHO DE HABILIDADES MOTORAS E NÍVEIS DE APTIDÃO FÍSICA, SENDO QUE ALGUMAS INFORMAÇÕES ERAM REGISTRADAS NA “FICHA DE EDUCAÇÃO FÍSICA”. COMO PRINCIPAIS PRÁTICAS REALIZADAS, DESTACAMOS OS EXAMES MÉDICO BIOMÉTRICOS, EXAMES PRÁTICOS E ATIVIDADES ESPORTIVAS. ESTAS CONSTATAÇÕES NOS PERMITE MELHORAR A COMPREENSÃO SOBRE O PROCESSO HISTÓRICO DA PRÁTICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS CEARENSES.