Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ATO DO BRINCAR COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO EM CRIANÇAS DE TRÊS A QUATRO ANOS, MEDIADO PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: BRINCAR, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, CRIANÇA, DESENVOLVIMENTO, Comunicação Oral (CO) GT 09 – Educação Infantil
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81591
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2984
    "inscrito_id" => 9527
    "titulo" => "O ATO DO BRINCAR COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO EM CRIANÇAS DE TRÊS A QUATRO ANOS, MEDIADO PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "BRINCAR FAZ PARTE DA CULTURA DA HUMANIDADE, DESDE TEMPOS REMOTOS É UTILIZADO COMO FORMA DE ENSINO. POR ESTAR INTIMAMENTE RELACIONADO À INFÂNCIA DESEMPENHA PAPEL SIGNIFICATIVO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, PSICOMOTOR, SÓCIO AFETIVO E COGNITIVO, SOBRETUDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENTRE CRIANÇAS DE TRÊS A QUATRO ANOS. OS PRINCIPAIS OBJETIVOS APRESENTADOS NA PRESENTE PESQUISA É ANALISAR O COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS DA FAIXA ETÁRIA PROPOSTA NO MOMENTO DO BRINCAR, TENDO O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. A PESQUISA, É DE CARÁTER EXPLICATIVA DE CAMPO, SENDO UM ESTUDO TRANSVERSAL REALIZADO COM 23 CRIANÇAS (14 MENINOS) DE UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM REALEZA, PARANÁ, EM 2017. OS DADOS FORAM OBTIDOS POR MEIO DA OBSERVAÇÃO VISUAL DAS AULAS DE EF DURANTE TRÊS MESES (DUAS AULAS SEMANAIS DE 45 MINUTOS). COM AUXÍLIO DE UM DIÁRIO DE CAMPO, O PESQUISADOR ANOTAVA AS INFORMAÇÕES DE COMO AS CRIANÇAS AGIAM NO ATO DE BRINCAR. AS AULAS DE EF FUNCIONAVAM NO FORMATO DE “AULA LIVRE”, ISTO É, OS MATERIAIS LÚDICOS ERAM DISPONIBILIZADOS LIVREMENTE ÀS CRIANÇAS PARA ESCOLHA DAS ATIVIDADES E, QUANDO SOLICITADO, O PROFESSOR AUXILIAVA-OS.  AS INFORMAÇÕES FORAM ANALISADAS DE FORMA QUALITATIVA. COM A ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS, O BRINCAR MOSTROU-SE COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA, AUXILIANDO NA APRENDIZAGEM MOTORA E COGNITIVA. O PROFESSOR DE EF APRESENTOU-SE COMO ELEMENTO ESSENCIAL, ORIENTANDO OS ALUNOS NO APROVEITAMENTO DAS ATIVIDADES LÚDICAS. ASSIM, AS CRIANÇAS CONSOLIDAM SUA PERSONALIDADE, APRENDENDO POR MEIO DA INTERAÇÃO COM OUTRAS CRIANÇAS, ADULTOS E COM O MUNDO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "BRINCAR, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, CRIANÇA, DESENVOLVIMENTO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA109_ID9527_05112021204056.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEISY KELI SCHIRMANN "
    "autor_nome_curto" => "JEISY"
    "autor_email" => "jeisykelischirmann@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81591
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2984
    "inscrito_id" => 9527
    "titulo" => "O ATO DO BRINCAR COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO EM CRIANÇAS DE TRÊS A QUATRO ANOS, MEDIADO PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "BRINCAR FAZ PARTE DA CULTURA DA HUMANIDADE, DESDE TEMPOS REMOTOS É UTILIZADO COMO FORMA DE ENSINO. POR ESTAR INTIMAMENTE RELACIONADO À INFÂNCIA DESEMPENHA PAPEL SIGNIFICATIVO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, PSICOMOTOR, SÓCIO AFETIVO E COGNITIVO, SOBRETUDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENTRE CRIANÇAS DE TRÊS A QUATRO ANOS. OS PRINCIPAIS OBJETIVOS APRESENTADOS NA PRESENTE PESQUISA É ANALISAR O COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS DA FAIXA ETÁRIA PROPOSTA NO MOMENTO DO BRINCAR, TENDO O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. A PESQUISA, É DE CARÁTER EXPLICATIVA DE CAMPO, SENDO UM ESTUDO TRANSVERSAL REALIZADO COM 23 CRIANÇAS (14 MENINOS) DE UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM REALEZA, PARANÁ, EM 2017. OS DADOS FORAM OBTIDOS POR MEIO DA OBSERVAÇÃO VISUAL DAS AULAS DE EF DURANTE TRÊS MESES (DUAS AULAS SEMANAIS DE 45 MINUTOS). COM AUXÍLIO DE UM DIÁRIO DE CAMPO, O PESQUISADOR ANOTAVA AS INFORMAÇÕES DE COMO AS CRIANÇAS AGIAM NO ATO DE BRINCAR. AS AULAS DE EF FUNCIONAVAM NO FORMATO DE “AULA LIVRE”, ISTO É, OS MATERIAIS LÚDICOS ERAM DISPONIBILIZADOS LIVREMENTE ÀS CRIANÇAS PARA ESCOLHA DAS ATIVIDADES E, QUANDO SOLICITADO, O PROFESSOR AUXILIAVA-OS.  AS INFORMAÇÕES FORAM ANALISADAS DE FORMA QUALITATIVA. COM A ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS, O BRINCAR MOSTROU-SE COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA, AUXILIANDO NA APRENDIZAGEM MOTORA E COGNITIVA. O PROFESSOR DE EF APRESENTOU-SE COMO ELEMENTO ESSENCIAL, ORIENTANDO OS ALUNOS NO APROVEITAMENTO DAS ATIVIDADES LÚDICAS. ASSIM, AS CRIANÇAS CONSOLIDAM SUA PERSONALIDADE, APRENDENDO POR MEIO DA INTERAÇÃO COM OUTRAS CRIANÇAS, ADULTOS E COM O MUNDO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "BRINCAR, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, CRIANÇA, DESENVOLVIMENTO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA109_ID9527_05112021204056.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEISY KELI SCHIRMANN "
    "autor_nome_curto" => "JEISY"
    "autor_email" => "jeisykelischirmann@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

BRINCAR FAZ PARTE DA CULTURA DA HUMANIDADE, DESDE TEMPOS REMOTOS É UTILIZADO COMO FORMA DE ENSINO. POR ESTAR INTIMAMENTE RELACIONADO À INFÂNCIA DESEMPENHA PAPEL SIGNIFICATIVO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, PSICOMOTOR, SÓCIO AFETIVO E COGNITIVO, SOBRETUDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENTRE CRIANÇAS DE TRÊS A QUATRO ANOS. OS PRINCIPAIS OBJETIVOS APRESENTADOS NA PRESENTE PESQUISA É ANALISAR O COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS DA FAIXA ETÁRIA PROPOSTA NO MOMENTO DO BRINCAR, TENDO O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. A PESQUISA, É DE CARÁTER EXPLICATIVA DE CAMPO, SENDO UM ESTUDO TRANSVERSAL REALIZADO COM 23 CRIANÇAS (14 MENINOS) DE UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM REALEZA, PARANÁ, EM 2017. OS DADOS FORAM OBTIDOS POR MEIO DA OBSERVAÇÃO VISUAL DAS AULAS DE EF DURANTE TRÊS MESES (DUAS AULAS SEMANAIS DE 45 MINUTOS). COM AUXÍLIO DE UM DIÁRIO DE CAMPO, O PESQUISADOR ANOTAVA AS INFORMAÇÕES DE COMO AS CRIANÇAS AGIAM NO ATO DE BRINCAR. AS AULAS DE EF FUNCIONAVAM NO FORMATO DE “AULA LIVRE”, ISTO É, OS MATERIAIS LÚDICOS ERAM DISPONIBILIZADOS LIVREMENTE ÀS CRIANÇAS PARA ESCOLHA DAS ATIVIDADES E, QUANDO SOLICITADO, O PROFESSOR AUXILIAVA-OS. AS INFORMAÇÕES FORAM ANALISADAS DE FORMA QUALITATIVA. COM A ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS, O BRINCAR MOSTROU-SE COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA, AUXILIANDO NA APRENDIZAGEM MOTORA E COGNITIVA. O PROFESSOR DE EF APRESENTOU-SE COMO ELEMENTO ESSENCIAL, ORIENTANDO OS ALUNOS NO APROVEITAMENTO DAS ATIVIDADES LÚDICAS. ASSIM, AS CRIANÇAS CONSOLIDAM SUA PERSONALIDADE, APRENDENDO POR MEIO DA INTERAÇÃO COM OUTRAS CRIANÇAS, ADULTOS E COM O MUNDO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.