É NOTÓRIO QUE A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA VISA CONTRIBUIR A OBTENÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA OS DISCENTES, UMA VEZ QUE, SABEMOS O QUANTO É DIFÍCIL FAZER COM QUE OS CONTEÚDOS PROPOSTOS EM UM PLANEJAMENTO DE AULAS SEJA EXECUTADO E OBTENHA O SUCESSO ALMEJADO, E QUE OS ALUNOS QUE RECEBERAM AQUELAS INFORMAÇÕES DISPOSTAS, POSSAM SAIR DAQUELA AULA COM TUDO OU GRANDE PARTE DO CONTEÚDO ABSORVIDO, MAS QUANDO TORNAMOS A AULA MAIS DINÂMICA O PROCESSO COGNITIVO DO ALUNADO É DESPERTADO E ASSIM A LINHA TRADICIONAL DE ENSINO AFASTA-SE DESTA PADRONIZAÇÃO, DESPERTANDO O SENSO CRÍTICO NOS MESMOS. A PRESENTE PESQUISA TEM COMO PRINCIPAL INTUITO ANALISAR OS RESULTADOS DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA JÚRI-SIMULADO EM UMA AULA, CONTEXTUALIZANDO COM O TEMA GERADOR “ A PLANTA POLÊMICA CANNABIS SATIVA.”, ONDE A MESMA FOI DESENVOLVIDA POR UMA TURMA DE PIBIDIANOS DO CURSO DE QUÍMICA DA UEPB,EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE QUEIMADAS, TAIS DISCUSSÕES FORAM ABORDADAS EM UMA TURMA ELETIVA INTITULADA “PLANTAS MEDICINAIS E ORNAMENTAIS.”. APÓS A COLETA DE DADOS FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE A APLICAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA, POR MEIO DO JÚRI-SIMULADO FAVORECERAM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E A INTERAÇÃO ENTRE O EDUCADOR E OS EDUCANDOS, COM ISSO É POSSÍVEL SUBENTENDER QUE O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO FOI SATISFATÓRIO, TORNANDO INDUBITÁVEL A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA UMA MELHOR CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES.