O PRESENTE ARTIGO PRETENDE DISCUTIR EM UMA ABORDAGEM INICIAL, A PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL COMO UMA METODOLOGIA EMERGENTE, E A SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO EDUCACIONAL. APRESENTA AS ÁREAS TEÓRICAS QUE DÃO BASE A ESTA AFIRMAÇÃO. TRAZ UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA REALIZADA COM ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA DO CURSO DE ARTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (RS) E APONTA O OLHAR DESTES ALUNOS SOBRE ESTE PROCESSO. SÃO ABORDADOS OS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS PROFESSORES EM SE TRABALHAR COM PRODUÇÃO E VÍDEO ESTUDANTIL PELA FALTA DE FORMAÇÃO, E AS POTENCIALIDADES DESTE PROCESSO FRENTE AO ENSINO. O TEXTO APONTA AS TEORIAS QUE EMBASAM A PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL E PORQUE ELA PODE SER CONSIDERADA UMA METODOLOGIA. VERIFICOU-SE QUE A PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL COLABORA COM O PROCESSO EDUCACIONAL, QUANDO UTILIZADA COMO UMA FERRAMENTA QUE POSSUI INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA.