NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, ESPECIALMENTE NA DÉCADA DE 1980, O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PASSOU POR DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES QUE FORAM INCENTIVADAS POR MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM, LÍNGUA E ENSINO E PELO SURGIMENTO DO CONCEITO DE LETRAMENTO. AO LONGO DO PERCURSO HISTÓRICO DA DISCIPLINA ESCOLAR PORTUGUÊS, O LIVRO DIDÁTICO TEM SIDO UM INSTRUMENTO DE PRESENÇA MARCANTE EM SALAS DE AULA, MATERIAL ESTE QUE SE DIZ ELABORADO DE ACORDO COM ESSAS MUDANÇAS. ESTE ESTUDO BUSCA FAZER UMA LEITURA DO LIVRO DIDÁTICO DO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO, ESPECIFICAMENTE DO 2° ANO DA COLEÇÃO CRESCER (AZEVEDO, 2018), PROCURANDO ANALISAR AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E O TRABALHO COM A LEITURA. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CUNHO QUALITATIVO, SEU TIPO É EXPLORATÓRIO. FUNDAMENTAMO-NOS EM AUTORES COMO GERALDI (1984), KLEIMAN (1989; 1995; 2004), SOARES (2001; 2008), FREIRE (1981;1997), ANTUNES (2003), SOLÉ (1998), MORTATTI (2004), JOLIBERT (1994). CONSTATAMOS QUE A PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PRESENTE NO LD E AS ATIVIDADES E TEXTOS DA UNIDADE ESCOLHIDA, MESMO COM SEUS LIMITES, PRIVILEGIAM UMA PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO ENTRELAÇADA AO LETRAMENTO, E O TRABALHO COM A LINGUAGEM EM UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA, PRIVILEGIANDO PRÁTICAS DE ORALIDADE. PROPORCIONA AO ALUNO EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS DE LEITURA, E O ENSINO DE ESTRATÉGIAS E FAVORECEM O GOSTO E O PRAZER PELA LEITURA.