SILVA, Marcia Batista Da et al.. Estudo de caso: o que é?. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/79457>. Acesso em: 05/11/2024 07:35
O PRESENTE ARTIGO FOI ELABORADO DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TÓPICOS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS-ESTUDO DE CASO EM POLÍTICA EDUCACIONAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO NO ANO DE 2021, TENDO POR OBJETIVO DEBATER OS ELEMENTOS CONSTITUINTES DO ESTUDO CASO A PARTIR DA AUTORA MARLI ANDRÉ. UTILIZAMOS ANDRÉ (2001- 2005-2013) COMO PRINCIPAL REFERÊNCIA PARA A DISCUSSÃO E TAMBÉM NOS BASEAMOS YIN (2015), GERRING (2019), STAKE (2013), FRANCO, (1990/1991), MAZZOTTI (2006), WALKER (1980) E BARQUEIRO (2018) PARA APROFUNDAR E MELHORAR AS EXPLICAÇÕES E A COMPREENSÃO. A ABORDAGEM DESTE ESTUDO É QUALITATIVA (MINAYO, 2009) E O ENFOQUE É BIBLIOGRÁFICO (GONSALVES, 2007). COMO RESULTADOS, CONCEITUAMOS A PARTIR DAS VISÕES TEÓRICAS O ESTUDO DE CASO; DESCREVEMOS AS SUAS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS E AS SUAS DISCREPÂNCIAS, APONTANDO SUA RELEVÂNCIA NO CAMPO DA PESQUISA EDUCACIONAL, NA INVESTIDA DE ELUCIDAR A COMPREENSÃO ACERCA DO CONTEXTO PESQUISADO, DAS PESSOAS E SUAS AÇÕES SOCIAIS. CONCLUÍMOS, QUE AINDA HÁ DIFICULDADES EM DIFERENCIAR O ESTUDO DE CASO DE OUTROS MODOS DE SE FAZER PESQUISA, PORÉM COM O AVANÇO DA CIÊNCIA ESSES IMPASSES ESTÃO SENDO VENCIDOS E CONCEBENDO-O COMO UM TRABALHO SÉRIO, INTENSIVO QUE POSSIBILITA INTERPRETAÇÕES PROFUNDAS ACERCA DO OBJETO DE ESTUDO, QUE OUTROS MODOS DE SE PESQUISAR NÃO CONTEMPLAM.