NO DECORRER DO SEMESTRE 2020.2 DIRECIONAMOS O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DE FORMA REMOTA, POR ENFRENTARMOS TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID- 19. A PROPOSTA DE AÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLOGIAS VIRTUAIS TIVERAM QUE SOFRER ALTERAÇÕES PARA QUE A FORMAÇÃO DO ESTAGIÁRIO NÃO FOSSE ESTAGNADA, MAS QUE PUDESSE MOVER-SE EM CAMPO. COMO OBJETIVO DA PESQUISA ESTABELECEMOS UMA VISÃO CRÍTICA, CIENTÍFICA E MEDIADORA PARA À AUTONOMIA MORAL E INTELECTUAL DOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA. A PESQUISA QUALITATIVA GEROU RESULTADOS ATRAVÉS DAS OBSERVAÇÕES (6 DIAS) E PRÁTICAS (6 DIAS) TOTALIZANDO DOZE DIAS NO DECORRER DAS ANÁLISES DO ESTÁGIO REMOTO NA ESCOLA JX, LOCALIZADA NA ZONA RURAL DA CIDADE DE GADO BRAVO NO ESTADO DA PARAÍBA. TAMBÉM FORAM ESTUDADAS AS TEORIAS DE ANDRÉ (2002); BULGRAEN (2010); FREIRE (1996) E OUTROS. CONSIDERAMOS QUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM OS (DES) USOS DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PROPORCIONAM DIFERENTES REPERCUSSÕES PARA OS ENVOLVIDOS NO ESTÁGIO II, ATRAVÉS DO ACESSO (OU NÃO) DA INTERNET OS SUJEITOS PODEM SE ADAPTAR COM CERTOS CRONOGRAMAS E ESTÍMULOS DIÁRIOS DE ESTUDOS NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM.