ESTE ESTUDO É ORIGINADO A PARTIR DE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE UMA REVISÃO DO ESTADO DA ARTE REALIZADO NA BASE DE DADOS PEPSIC (PERIÓDICOS ELETRÔNICOS EM PSICOLOGIA) ENTRE OS ANOS 2019-2020 COM ARTIGOS SELECIONADOS NO RECORTE DE TEMPO ENTRE 2014 AO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019. COMO OBJETIVO GERAL, ESTA PESQUISA IDENTIFICOU POR MEIO DO ESTADO DA ARTE AS PRÁTICAS PARENTAIS COMO DETERMINANTES DO REPERTÓRIO DE HABILIDADES DE VIDA NAS CRIANÇAS. COM A TRIAGEM DOS ARTIGOS FOI POSSÍVEL ENCONTRAR UM TOTAL DE 97, ONDE 9 DOS MESMOS FORAM ESCOLHIDOS PARA A ANÁLISE DE CONTEÚDO INSPIRADA EM BARDIN (2011). ESTA PESQUISA TOMOU COMO UNIDADE DE REGISTRO HABILIDADES E COMO CATEGORIAS DE ANÁLISE (1) PRÁTICAS PARENTAIS; (2) COMPORTAMENTO DA CRIANÇA. COMO RESULTADOS PARA A DISCUSSÃO DESTE ESTUDO, ENTENDEU-SE QUE AS PARENTAIS PERMISSIVAS, AUTORITÁRIAS E NEGLIGENTES SÃO RESPONSÁVEIS POR COMPROMETER O REPERTÓRIO DE HABILIDADES DE VIDA NAS CRIANÇAS E QUE O COMPORTAMENTO DAS MESMAS ALIADO A UM CONTEXTO FAMILIAR EMPOBRECIDO DE ATITUDES PARENTAIS ASSERTIVAS COMO AS DO ESTILO AUTORITATIVO OU DISCIPLINA POSITIVA PROVOCA NA CRIANÇA PROBLEMAS DIVERSOS NA VIDA DAS CRIANÇAS. DEPREENDE-SE QUE OS CUIDADORES PARENTAIS TÊM EXERCIDO A PARENTALIDADE DE FORMA INEFICAZ PARA O DESENVOLVIMENTO DO BEM-ESTAR DA CRIANÇA E ASSIM O CÉREBRO INFANTIL NÃO RECEBE OS ESTÍMULOS NECESSÁRIOS PARA PROSPERAR, CULMINANDO EM ESTADOS EMOCIONAIS ADVERSOS ONDE A ESCOLA AINDA É O LUGAR QUE CONTRIBUI PARA O NÃO DESAPARECIMENTO DAS INFÂNCIAS AO PROCURAR REGAR HABILIDADES DE VIDA NAS CRIANÇAS.