O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO ANALISAR O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM O INTUITO DE AVERIGUAR SE AS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO TÊM SIDO APRESENTADAS CONSIDERANDO A ESCRITA COMO PROCESSO. PARA ISSO, FOI UTILIZADO COMO CORPUS O LIVRO DIDÁTICO MULTIVERSOS LÍNGUA PORTUGUESA (CAMPOS & ODA, 2020), E A PARTIR DE DUAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL, O RESUMO E A FANFIC, FOI ANALISADO O TRABALHO COM A ESCRITA. NA TENTATIVA DE APRESENTAR ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ESCRITA, FORAM CONSULTADOS (ANTUNES, 2003); (ANTUNES, 2005); (GUEDES, 2009) E (PEREIRA, 2010). CONSTATOU-SE, ENTÃO, QUE OS LIVROS DIDÁTICOS, NO GERAL, AINDA TÊM TRABALHADO A ESCRITA NUMA CONCEPÇÃO LIMITADA, OU SEJA, COMO FINALIDADE ESCOLAR APENAS, SEM PERSPECTIVAS SOCIAIS. ASSIM, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE NOVOS DIRECIONAMENTOS QUE PARTAM DOS PROFESSORES NA CONDUÇÃO DAS ATIVIDADES DE ESCRITA COMO PROCESSO, CONSIDERANDO O USO REAL, PORTANTO, SOCIAL DA LÍNGUA ESCRITA.