AS TDIC SÃO PERCEBIDAS PELA EDUCAÇÃO COMO UMA GRANDE POSSIBILIDADE DE INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR QUANDO ALINHADAS COM METODOLOGIAS ATIVAS. NO ENSINO DE GEOGRAFIA TEORIZAR E CONSTRUIR CONHECIMENTOS, DANDO SIGNIFICADO AOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS, A PARTIR DA INCORPORAÇÃO DO USO DAS TDIC NA PRÁTICA DOCENTE PROPORCIONA UMA APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA COM A VIVÊNCIA DOS ALUNOS PROMOVENDO A MOTIVAÇÃO, A CURIOSIDADE, O SENSO CRÍTICO E A LITERACIA COMPUTACIONAL. ESTA PESQUISA APRESENTA RESULTADOS PARCIAIS DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO QUE TRAZ POR OBJETIVO A ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O USO DAS TDICS NA EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA. NESTA ETAPA DA EXECUÇÃO DA PESQUISA O OBJETIVO FOI SISTEMATIZAR OS AVANÇOS MAIS RECENTES REALIZADOS SOBRE O USO DAS TDICS ALINHADOS A METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. QUANTO A ABORDAGEM A PESQUISA É QUALITATIVA, QUANTO AOS PROCEDIMENTOS SE CARACTERIZAM COMO BIBLIOGRÁFICA. NOS RESULTADOS DA ANÁLISE IDENTIFICOU-SE ESCOLHAS RECORRENTES NO CONTEÚDO CURRICULAR ABORDADO TAIS COMO CONCEITOS GEOGRÁFICOS, A CARTOGRAFIA E O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO. O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS ALINHADAS AOS RECURSOS OFERECIDOS PELA TDIC, NÃO SÓ APOIAM O PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS, MAS RESSIGNIFICAM O CONHECIMENTO SOBRE A TECNOLOGIA COMPUTACIONAL POTENCIALIZANDO ATIVIDADES CRIATIVAS NO ESPAÇO DA SALA DE AULA DE GEOGRAFIA. A GAMIFICAÇÃO, A SALA DE AULA INVERTIDA E PROJETOS INTEGRADORES SÃO AS METODOLOGIAS ATIVAS MAIS PRESENTES. O PAPEL DO PROFESSOR É REITERADAMENTE EVIDENCIADO COMO FUNDAMENTAL E PREPONDERANTE NO SUCESSO DAS PRÁTICAS PROPOSTAS.