Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ESTUDO DE GEOGRAFIA – UMA VISÃO SISTÊMICA

Palavra-chaves: TDIC, GEOGRAFIA, METODOLOGIAS ATIVAS, , Pôster (PO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81499
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2877
    "inscrito_id" => 9387
    "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ESTUDO DE GEOGRAFIA – UMA VISÃO SISTÊMICA"
    "resumo" => "AS TDIC SÃO PERCEBIDAS PELA EDUCAÇÃO COMO UMA GRANDE POSSIBILIDADE DE INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR QUANDO ALINHADAS COM METODOLOGIAS ATIVAS. NO ENSINO DE GEOGRAFIA TEORIZAR E CONSTRUIR CONHECIMENTOS, DANDO SIGNIFICADO AOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS, A PARTIR DA INCORPORAÇÃO DO USO DAS TDIC NA PRÁTICA DOCENTE PROPORCIONA UMA APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA COM A VIVÊNCIA DOS ALUNOS PROMOVENDO A MOTIVAÇÃO, A CURIOSIDADE, O SENSO CRÍTICO E A LITERACIA COMPUTACIONAL. ESTA PESQUISA APRESENTA RESULTADOS PARCIAIS DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO QUE TRAZ POR OBJETIVO A ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O USO DAS TDICS NA EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA.  NESTA ETAPA DA EXECUÇÃO DA PESQUISA O OBJETIVO FOI SISTEMATIZAR OS AVANÇOS MAIS RECENTES REALIZADOS SOBRE O USO DAS TDICS ALINHADOS A METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. QUANTO A ABORDAGEM A PESQUISA É QUALITATIVA, QUANTO AOS PROCEDIMENTOS SE CARACTERIZAM COMO BIBLIOGRÁFICA. NOS RESULTADOS DA ANÁLISE IDENTIFICOU-SE ESCOLHAS RECORRENTES NO CONTEÚDO CURRICULAR ABORDADO TAIS COMO CONCEITOS GEOGRÁFICOS, A CARTOGRAFIA E O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO. O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS ALINHADAS AOS RECURSOS OFERECIDOS PELA TDIC, NÃO SÓ APOIAM O PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS, MAS RESSIGNIFICAM O CONHECIMENTO SOBRE A TECNOLOGIA COMPUTACIONAL POTENCIALIZANDO ATIVIDADES CRIATIVAS NO ESPAÇO DA SALA DE AULA DE GEOGRAFIA. A GAMIFICAÇÃO, A SALA DE AULA INVERTIDA E PROJETOS INTEGRADORES SÃO AS METODOLOGIAS ATIVAS MAIS PRESENTES. O PAPEL DO PROFESSOR É REITERADAMENTE EVIDENCIADO COMO FUNDAMENTAL E PREPONDERANTE NO SUCESSO DAS PRÁTICAS PROPOSTAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TDIC, GEOGRAFIA, METODOLOGIAS ATIVAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID9387_05112021103637.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA FABICHAKI PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "PAULA FABICHAKI"
    "autor_email" => "paulafabichaki@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81499
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2877
    "inscrito_id" => 9387
    "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ESTUDO DE GEOGRAFIA – UMA VISÃO SISTÊMICA"
    "resumo" => "AS TDIC SÃO PERCEBIDAS PELA EDUCAÇÃO COMO UMA GRANDE POSSIBILIDADE DE INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR QUANDO ALINHADAS COM METODOLOGIAS ATIVAS. NO ENSINO DE GEOGRAFIA TEORIZAR E CONSTRUIR CONHECIMENTOS, DANDO SIGNIFICADO AOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS, A PARTIR DA INCORPORAÇÃO DO USO DAS TDIC NA PRÁTICA DOCENTE PROPORCIONA UMA APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA COM A VIVÊNCIA DOS ALUNOS PROMOVENDO A MOTIVAÇÃO, A CURIOSIDADE, O SENSO CRÍTICO E A LITERACIA COMPUTACIONAL. ESTA PESQUISA APRESENTA RESULTADOS PARCIAIS DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO QUE TRAZ POR OBJETIVO A ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O USO DAS TDICS NA EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA.  NESTA ETAPA DA EXECUÇÃO DA PESQUISA O OBJETIVO FOI SISTEMATIZAR OS AVANÇOS MAIS RECENTES REALIZADOS SOBRE O USO DAS TDICS ALINHADOS A METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. QUANTO A ABORDAGEM A PESQUISA É QUALITATIVA, QUANTO AOS PROCEDIMENTOS SE CARACTERIZAM COMO BIBLIOGRÁFICA. NOS RESULTADOS DA ANÁLISE IDENTIFICOU-SE ESCOLHAS RECORRENTES NO CONTEÚDO CURRICULAR ABORDADO TAIS COMO CONCEITOS GEOGRÁFICOS, A CARTOGRAFIA E O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO. O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS ALINHADAS AOS RECURSOS OFERECIDOS PELA TDIC, NÃO SÓ APOIAM O PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS, MAS RESSIGNIFICAM O CONHECIMENTO SOBRE A TECNOLOGIA COMPUTACIONAL POTENCIALIZANDO ATIVIDADES CRIATIVAS NO ESPAÇO DA SALA DE AULA DE GEOGRAFIA. A GAMIFICAÇÃO, A SALA DE AULA INVERTIDA E PROJETOS INTEGRADORES SÃO AS METODOLOGIAS ATIVAS MAIS PRESENTES. O PAPEL DO PROFESSOR É REITERADAMENTE EVIDENCIADO COMO FUNDAMENTAL E PREPONDERANTE NO SUCESSO DAS PRÁTICAS PROPOSTAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TDIC, GEOGRAFIA, METODOLOGIAS ATIVAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID9387_05112021103637.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA FABICHAKI PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "PAULA FABICHAKI"
    "autor_email" => "paulafabichaki@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

AS TDIC SÃO PERCEBIDAS PELA EDUCAÇÃO COMO UMA GRANDE POSSIBILIDADE DE INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR QUANDO ALINHADAS COM METODOLOGIAS ATIVAS. NO ENSINO DE GEOGRAFIA TEORIZAR E CONSTRUIR CONHECIMENTOS, DANDO SIGNIFICADO AOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS, A PARTIR DA INCORPORAÇÃO DO USO DAS TDIC NA PRÁTICA DOCENTE PROPORCIONA UMA APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA COM A VIVÊNCIA DOS ALUNOS PROMOVENDO A MOTIVAÇÃO, A CURIOSIDADE, O SENSO CRÍTICO E A LITERACIA COMPUTACIONAL. ESTA PESQUISA APRESENTA RESULTADOS PARCIAIS DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO QUE TRAZ POR OBJETIVO A ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O USO DAS TDICS NA EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA. NESTA ETAPA DA EXECUÇÃO DA PESQUISA O OBJETIVO FOI SISTEMATIZAR OS AVANÇOS MAIS RECENTES REALIZADOS SOBRE O USO DAS TDICS ALINHADOS A METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. QUANTO A ABORDAGEM A PESQUISA É QUALITATIVA, QUANTO AOS PROCEDIMENTOS SE CARACTERIZAM COMO BIBLIOGRÁFICA. NOS RESULTADOS DA ANÁLISE IDENTIFICOU-SE ESCOLHAS RECORRENTES NO CONTEÚDO CURRICULAR ABORDADO TAIS COMO CONCEITOS GEOGRÁFICOS, A CARTOGRAFIA E O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO. O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS ALINHADAS AOS RECURSOS OFERECIDOS PELA TDIC, NÃO SÓ APOIAM O PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS, MAS RESSIGNIFICAM O CONHECIMENTO SOBRE A TECNOLOGIA COMPUTACIONAL POTENCIALIZANDO ATIVIDADES CRIATIVAS NO ESPAÇO DA SALA DE AULA DE GEOGRAFIA. A GAMIFICAÇÃO, A SALA DE AULA INVERTIDA E PROJETOS INTEGRADORES SÃO AS METODOLOGIAS ATIVAS MAIS PRESENTES. O PAPEL DO PROFESSOR É REITERADAMENTE EVIDENCIADO COMO FUNDAMENTAL E PREPONDERANTE NO SUCESSO DAS PRÁTICAS PROPOSTAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.