O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO OPORTUNIZAR A IMPORTÂNCIA ATUAL DO ENSINO REMOTO E O USO DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL (MDD), COMO APOIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA, COM FOCO VOLTADO PARA REFLETIR AS HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA, AMPLIANDO ASSIM A CAPACIDADE ORAL E ESCRITA DO SUJEITO LEITOR, ENRIQUECENDO SEU VOCABULÁRIO E FACILITANDO A COMUNICAÇÃO. PARA GARANTIR AS AULAS DE PORTUGUÊS E DAS DEMAIS DISCIPLINAS, AS REDES DE ENSINO RECORRERAM AO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA ON-LINE ADAPTANDO-SE AO ENSINO REMOTO E INTENSIFICANDO O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DESTA PESQUISA AMPARAM-SE NAS INVESTIGAÇÕES PROPOSTAS PELOS AUTORES: SILVA, 2014; PRENSKY, 2017; SAVI, 2016; MOORE, 2013; CRAWFORD, 2014; ROJO, 2013; NUNES, 2015; NASCIMENTO, 2017; REIS, 2017; RIBEIRO, 2012; CITELLI, 2013, DENTRE OUTROS. AS REFLEXÕES AQUI EXPOSTAS BUSCAM ANALISAR COMO O ENSINO REMOTO E OS USOS DE FERRAMENTAS DIGITAIS AUXILIAM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM TEMPO DE PANDEMIA.