ENTENDE-SE QUE OS GEOPARQUES DA UNESCO DEVEM CONTER COMO ELEMENTO DEMARCADOR UMA EXTENSÃO TERRITORIAL – CONJUNTO DE GEOSSÍTIOS – COM HORIZONTES DELIMITADOS CONTENDO RIQUEZAS E PATRIMÔNIOS MATERIAIS E IMATERIAIS E, AINDA, PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL LOCAL. O ESTUDO APRESENTA COMO OBJETIVO O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES EDUCATIVAS ACERCA DO GEOPARK ARARIPE TENDO COMO PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA A ECOLOGIA DE SABERES, OBJETIVANDO SUA SOCIALIZAÇÃO MEDIANTE PRODUÇÃO DE MATERIAIS SOBRE A ECOLOGIA DE SABERES SUBJACENTE AO PROCESSO DE PERTENCIMENTO DA POPULAÇÃO COM SEU TERRITÓRIO E A PROMOÇÃO DA CULTURA E DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL. O ESTUDO CARACTERIZA-SE COMO PESQUISA DE CAMPO E DOCUMENTAL, DO TIPO DESCRITIVO E EXPLORATÓRIO. COMO RESULTADO DESTACA-SE QUE O CONJUNTO DE GEOSSITIOS QUE COMPÕEM O ARCABOUÇO DO GEOPARK ARARIPE APRESENTAM VALORES: INTRÍNSECO; CULTURAL; ESTÉTICO; ECONÔMICO; FUNCIONAL E DIDÁTICO-CIENTÍFICO. NESSE SENTIDO, DESTACA-SE QUE A GEOEDUCAÇÃO É APRESENTADA COMO FERRAMENTA DE CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO/NO GEOPARK ARARIPE. NESSE CONTEXTO, O “PROJETO MEMÓRIAS DA TERRA KARIRI: GEOPARK ARARIPE” APRESENTOU-SE EFETIVO NA PROGRESSÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS NA CONSTRUÇÃO E ATUAÇÃO DE UM SUJEITO CRITICO, ATIVO E REFLEXIVO. EM SUMA, A DIVULGAÇÃO DO GEOPARK ARARIPE É UMA PRÁTICA QUE PROMOVE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ECONÔMICO LOCAL.