Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“ELES E A PROFESSORA NOS BULLYNAM PORQUE SOMOS INDÍGENAS”: VIVÊNCIA DE CRIANÇA(S) INDÍGENA(S) NO 1° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PARINTINS/AM

Palavra-chaves: CRIANÇA INDÍGENA, ESCOLA NÃO INDÍGENA, CAPACITAÇÃO DOCENTE, VIOLÊNCIA, Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
0 of 0
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81119 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2202 "inscrito_id" => 8633 "titulo" => "“ELES E A PROFESSORA NOS BULLYNAM PORQUE SOMOS INDÍGENAS”: VIVÊNCIA DE CRIANÇA(S) INDÍGENA(S) NO 1° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PARINTINS/AM“ELES E A PROFESSORA NOS BULLYNAM PORQUE SOMOS INDÍGENAS”: VIVÊNCIA DE CRIANÇA(S) INDÍGENA(S) NO 1° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS DA REDE" "resumo" => "ESTE TRABALHO SOCIALIZA OS RESULTADOS DE PESQUISA REALIZADA DE 2020 A 2021, PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/PIBIC, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS/UFAM, SOBRE A VIVÊNCIA DE CRIANÇA(S) INDÍGENA(S) NO 1° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PARINTINS/AM. A METODOLOGIA ADOTADA CONSTOU DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS A ALUNOS(AS) INDÍGENAS QUE CURSARAM ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS, PROFESSORES(AS) E EQUIPE GESTORA DAS ESCOLAS QUE ATENDEM ALUNOS(AS) INDÍGENAS NA CIDADE; E ENTREVISTAS COM CRIANÇAS INDÍGENAS MATRICULADAS NESSAS ESCOLAS ASSIM COMO COM OS PAIS DELAS. A ANÁLISE DESSE CONJUNTO DE DADOS FOI DESENVOLVIDA DIALOGANDO COM OS TRABALHOS DE MELIÁ (1979), BERGAMASCHI ET AL (2012), PAIVA (2013; 2016; 2019), SANTOS (2017), FIGUEIREDO ET.AL (2017), SILVA (2021). OS RESULTADOS APRESENTAM O DESPREPARO DA(S) ESCOLA(S) PARA RECEBER ESTUDANTES INDÍGENA(S) NO QUE TANGE À CAPACITAÇÃO DOS(AS) PROFESSORES(AS), E À OFERTA DE TRADUTORES(AS) PARA ATUAR COMO APOIO METODOLÓGICO ÀS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I QUE AINDA NÃO FALAM A LÍNGUA PORTUGUESA. OS DADOS TAMBÉM DESVELAM VÁRIOS TIPOS DE VIOLÊNCIA PRATICADAS CONTRA ESSAS CRIANÇAS: FÍSICA, PSICOLÓGICA E MORAL, COMETIDAS POR COLEGAS E PROFESSORES(AS) E MEMBROS DA GESTÃO ESCOLAR, TANTO DENTRO DAS SALAS DE AULA COMO NOS DEMAIS ESPAÇOS DA ESCOLA, CAUSANDO IMPACTOS NEGATIVOS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DESSAS CRIANÇAS.ESTE TRABALHO SOCIALIZA OS RESULTADOS DE PESQUISA REALIZADA DE 2020 A 2021, PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/PIBIC, DA UNIVERSIDADE" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "CRIANÇA INDÍGENA, ESCOLA NÃO INDÍGENA, CAPACITAÇÃO DOCENTE, VIOLÊNCIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID8633_30092021191844.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELIANO DE SOUZA SOARES" "autor_nome_curto" => "HELIANO SOUZA" "autor_email" => "heliano.pedagogo@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM). (INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA (ICSEZ PARINTINS))" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81119 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2202 "inscrito_id" => 8633 "titulo" => "“ELES E A PROFESSORA NOS BULLYNAM PORQUE SOMOS INDÍGENAS”: VIVÊNCIA DE CRIANÇA(S) INDÍGENA(S) NO 1° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PARINTINS/AM“ELES E A PROFESSORA NOS BULLYNAM PORQUE SOMOS INDÍGENAS”: VIVÊNCIA DE CRIANÇA(S) INDÍGENA(S) NO 1° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS DA REDE" "resumo" => "ESTE TRABALHO SOCIALIZA OS RESULTADOS DE PESQUISA REALIZADA DE 2020 A 2021, PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/PIBIC, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS/UFAM, SOBRE A VIVÊNCIA DE CRIANÇA(S) INDÍGENA(S) NO 1° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PARINTINS/AM. A METODOLOGIA ADOTADA CONSTOU DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS A ALUNOS(AS) INDÍGENAS QUE CURSARAM ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS, PROFESSORES(AS) E EQUIPE GESTORA DAS ESCOLAS QUE ATENDEM ALUNOS(AS) INDÍGENAS NA CIDADE; E ENTREVISTAS COM CRIANÇAS INDÍGENAS MATRICULADAS NESSAS ESCOLAS ASSIM COMO COM OS PAIS DELAS. A ANÁLISE DESSE CONJUNTO DE DADOS FOI DESENVOLVIDA DIALOGANDO COM OS TRABALHOS DE MELIÁ (1979), BERGAMASCHI ET AL (2012), PAIVA (2013; 2016; 2019), SANTOS (2017), FIGUEIREDO ET.AL (2017), SILVA (2021). OS RESULTADOS APRESENTAM O DESPREPARO DA(S) ESCOLA(S) PARA RECEBER ESTUDANTES INDÍGENA(S) NO QUE TANGE À CAPACITAÇÃO DOS(AS) PROFESSORES(AS), E À OFERTA DE TRADUTORES(AS) PARA ATUAR COMO APOIO METODOLÓGICO ÀS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I QUE AINDA NÃO FALAM A LÍNGUA PORTUGUESA. OS DADOS TAMBÉM DESVELAM VÁRIOS TIPOS DE VIOLÊNCIA PRATICADAS CONTRA ESSAS CRIANÇAS: FÍSICA, PSICOLÓGICA E MORAL, COMETIDAS POR COLEGAS E PROFESSORES(AS) E MEMBROS DA GESTÃO ESCOLAR, TANTO DENTRO DAS SALAS DE AULA COMO NOS DEMAIS ESPAÇOS DA ESCOLA, CAUSANDO IMPACTOS NEGATIVOS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DESSAS CRIANÇAS.ESTE TRABALHO SOCIALIZA OS RESULTADOS DE PESQUISA REALIZADA DE 2020 A 2021, PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/PIBIC, DA UNIVERSIDADE" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "CRIANÇA INDÍGENA, ESCOLA NÃO INDÍGENA, CAPACITAÇÃO DOCENTE, VIOLÊNCIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID8633_30092021191844.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELIANO DE SOUZA SOARES" "autor_nome_curto" => "HELIANO SOUZA" "autor_email" => "heliano.pedagogo@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM). (INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA (ICSEZ PARINTINS))" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO SOCIALIZA OS RESULTADOS DE PESQUISA REALIZADA DE 2020 A 2021, PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/PIBIC, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS/UFAM, SOBRE A VIVÊNCIA DE CRIANÇA(S) INDÍGENA(S) NO 1° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PARINTINS/AM. A METODOLOGIA ADOTADA CONSTOU DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS A ALUNOS(AS) INDÍGENAS QUE CURSARAM ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS, PROFESSORES(AS) E EQUIPE GESTORA DAS ESCOLAS QUE ATENDEM ALUNOS(AS) INDÍGENAS NA CIDADE; E ENTREVISTAS COM CRIANÇAS INDÍGENAS MATRICULADAS NESSAS ESCOLAS ASSIM COMO COM OS PAIS DELAS. A ANÁLISE DESSE CONJUNTO DE DADOS FOI DESENVOLVIDA DIALOGANDO COM OS TRABALHOS DE MELIÁ (1979), BERGAMASCHI ET AL (2012), PAIVA (2013; 2016; 2019), SANTOS (2017), FIGUEIREDO ET.AL (2017), SILVA (2021). OS RESULTADOS APRESENTAM O DESPREPARO DA(S) ESCOLA(S) PARA RECEBER ESTUDANTES INDÍGENA(S) NO QUE TANGE À CAPACITAÇÃO DOS(AS) PROFESSORES(AS), E À OFERTA DE TRADUTORES(AS) PARA ATUAR COMO APOIO METODOLÓGICO ÀS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I QUE AINDA NÃO FALAM A LÍNGUA PORTUGUESA. OS DADOS TAMBÉM DESVELAM VÁRIOS TIPOS DE VIOLÊNCIA PRATICADAS CONTRA ESSAS CRIANÇAS: FÍSICA, PSICOLÓGICA E MORAL, COMETIDAS POR COLEGAS E PROFESSORES(AS) E MEMBROS DA GESTÃO ESCOLAR, TANTO DENTRO DAS SALAS DE AULA COMO NOS DEMAIS ESPAÇOS DA ESCOLA, CAUSANDO IMPACTOS NEGATIVOS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DESSAS CRIANÇAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.