Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“ELES E A PROFESSORA NOS BULLYNAM PORQUE SOMOS INDÍGENAS”: VIVÊNCIA DE CRIANÇA(S) INDÍGENA(S) NO 1° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PARINTINS/AM

Palavra-chaves: CRIANÇA INDÍGENA, ESCOLA NÃO INDÍGENA, CAPACITAÇÃO DOCENTE, VIOLÊNCIA, Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81119
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2202
    "inscrito_id" => 8633
    "titulo" => "“ELES E A PROFESSORA NOS BULLYNAM PORQUE SOMOS INDÍGENAS”: VIVÊNCIA DE CRIANÇA(S) INDÍGENA(S) NO 1° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PARINTINS/AM"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO SOCIALIZA OS RESULTADOS DE PESQUISA REALIZADA DE 2020 A 2021, PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/PIBIC, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS/UFAM, SOBRE A VIVÊNCIA DE CRIANÇA(S) INDÍGENA(S) NO 1° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PARINTINS/AM. A METODOLOGIA ADOTADA CONSTOU DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS A ALUNOS(AS) INDÍGENAS QUE CURSARAM ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS, PROFESSORES(AS) E EQUIPE GESTORA DAS ESCOLAS QUE ATENDEM ALUNOS(AS) INDÍGENAS NA CIDADE; E ENTREVISTAS COM CRIANÇAS INDÍGENAS MATRICULADAS NESSAS ESCOLAS ASSIM COMO COM OS PAIS DELAS. A ANÁLISE DESSE CONJUNTO DE DADOS FOI DESENVOLVIDA DIALOGANDO COM OS TRABALHOS DE MELIÁ (1979), BERGAMASCHI ET AL (2012), PAIVA (2013; 2016; 2019), SANTOS (2017), FIGUEIREDO ET.AL (2017), SILVA (2021). OS RESULTADOS APRESENTAM O DESPREPARO DA(S) ESCOLA(S) PARA RECEBER ESTUDANTES INDÍGENA(S) NO QUE TANGE À CAPACITAÇÃO DOS(AS) PROFESSORES(AS), E À OFERTA DE TRADUTORES(AS) PARA ATUAR COMO APOIO METODOLÓGICO ÀS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I QUE AINDA NÃO FALAM A LÍNGUA PORTUGUESA. OS DADOS TAMBÉM DESVELAM VÁRIOS TIPOS DE VIOLÊNCIA PRATICADAS CONTRA ESSAS CRIANÇAS: FÍSICA, PSICOLÓGICA E MORAL, COMETIDAS POR COLEGAS E PROFESSORES(AS) E MEMBROS DA GESTÃO ESCOLAR, TANTO DENTRO DAS SALAS DE AULA COMO NOS DEMAIS ESPAÇOS DA ESCOLA, CAUSANDO IMPACTOS NEGATIVOS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DESSAS CRIANÇAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "CRIANÇA INDÍGENA, ESCOLA NÃO INDÍGENA, CAPACITAÇÃO DOCENTE, VIOLÊNCIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID8633_30092021191844.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELIANO DE SOUZA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "HELIANO SOUZA"
    "autor_email" => "heliano.pedagogo@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM). (INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA (ICSEZ PARINTINS))"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81119
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2202
    "inscrito_id" => 8633
    "titulo" => "“ELES E A PROFESSORA NOS BULLYNAM PORQUE SOMOS INDÍGENAS”: VIVÊNCIA DE CRIANÇA(S) INDÍGENA(S) NO 1° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PARINTINS/AM"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO SOCIALIZA OS RESULTADOS DE PESQUISA REALIZADA DE 2020 A 2021, PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/PIBIC, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS/UFAM, SOBRE A VIVÊNCIA DE CRIANÇA(S) INDÍGENA(S) NO 1° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PARINTINS/AM. A METODOLOGIA ADOTADA CONSTOU DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS A ALUNOS(AS) INDÍGENAS QUE CURSARAM ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS, PROFESSORES(AS) E EQUIPE GESTORA DAS ESCOLAS QUE ATENDEM ALUNOS(AS) INDÍGENAS NA CIDADE; E ENTREVISTAS COM CRIANÇAS INDÍGENAS MATRICULADAS NESSAS ESCOLAS ASSIM COMO COM OS PAIS DELAS. A ANÁLISE DESSE CONJUNTO DE DADOS FOI DESENVOLVIDA DIALOGANDO COM OS TRABALHOS DE MELIÁ (1979), BERGAMASCHI ET AL (2012), PAIVA (2013; 2016; 2019), SANTOS (2017), FIGUEIREDO ET.AL (2017), SILVA (2021). OS RESULTADOS APRESENTAM O DESPREPARO DA(S) ESCOLA(S) PARA RECEBER ESTUDANTES INDÍGENA(S) NO QUE TANGE À CAPACITAÇÃO DOS(AS) PROFESSORES(AS), E À OFERTA DE TRADUTORES(AS) PARA ATUAR COMO APOIO METODOLÓGICO ÀS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I QUE AINDA NÃO FALAM A LÍNGUA PORTUGUESA. OS DADOS TAMBÉM DESVELAM VÁRIOS TIPOS DE VIOLÊNCIA PRATICADAS CONTRA ESSAS CRIANÇAS: FÍSICA, PSICOLÓGICA E MORAL, COMETIDAS POR COLEGAS E PROFESSORES(AS) E MEMBROS DA GESTÃO ESCOLAR, TANTO DENTRO DAS SALAS DE AULA COMO NOS DEMAIS ESPAÇOS DA ESCOLA, CAUSANDO IMPACTOS NEGATIVOS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DESSAS CRIANÇAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "CRIANÇA INDÍGENA, ESCOLA NÃO INDÍGENA, CAPACITAÇÃO DOCENTE, VIOLÊNCIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID8633_30092021191844.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELIANO DE SOUZA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "HELIANO SOUZA"
    "autor_email" => "heliano.pedagogo@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM). (INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA (ICSEZ PARINTINS))"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO SOCIALIZA OS RESULTADOS DE PESQUISA REALIZADA DE 2020 A 2021, PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/PIBIC, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS/UFAM, SOBRE A VIVÊNCIA DE CRIANÇA(S) INDÍGENA(S) NO 1° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PARINTINS/AM. A METODOLOGIA ADOTADA CONSTOU DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS A ALUNOS(AS) INDÍGENAS QUE CURSARAM ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS, PROFESSORES(AS) E EQUIPE GESTORA DAS ESCOLAS QUE ATENDEM ALUNOS(AS) INDÍGENAS NA CIDADE; E ENTREVISTAS COM CRIANÇAS INDÍGENAS MATRICULADAS NESSAS ESCOLAS ASSIM COMO COM OS PAIS DELAS. A ANÁLISE DESSE CONJUNTO DE DADOS FOI DESENVOLVIDA DIALOGANDO COM OS TRABALHOS DE MELIÁ (1979), BERGAMASCHI ET AL (2012), PAIVA (2013; 2016; 2019), SANTOS (2017), FIGUEIREDO ET.AL (2017), SILVA (2021). OS RESULTADOS APRESENTAM O DESPREPARO DA(S) ESCOLA(S) PARA RECEBER ESTUDANTES INDÍGENA(S) NO QUE TANGE À CAPACITAÇÃO DOS(AS) PROFESSORES(AS), E À OFERTA DE TRADUTORES(AS) PARA ATUAR COMO APOIO METODOLÓGICO ÀS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I QUE AINDA NÃO FALAM A LÍNGUA PORTUGUESA. OS DADOS TAMBÉM DESVELAM VÁRIOS TIPOS DE VIOLÊNCIA PRATICADAS CONTRA ESSAS CRIANÇAS: FÍSICA, PSICOLÓGICA E MORAL, COMETIDAS POR COLEGAS E PROFESSORES(AS) E MEMBROS DA GESTÃO ESCOLAR, TANTO DENTRO DAS SALAS DE AULA COMO NOS DEMAIS ESPAÇOS DA ESCOLA, CAUSANDO IMPACTOS NEGATIVOS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DESSAS CRIANÇAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.