ESTE TRABALHO SURGIU A PARTIR DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE OSASCO (SP), E ADOTOU COMO OBJETIVO PRINCIPAL A ORGANIZAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DIDÁTICO DE PESQUISA SOCIAL NO ENSINO MÉDIO. A PROPOSTA FOI DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA E PROCUROU ENVOLVER PROFESSORES E GESTÃO ESCOLAR EM FAVORECIMENTO À CONTEXTUALIZAÇÃO DO CURRÍCULO, INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E APRENDIZAGEM COLABORATIVA. AS AÇÕES PEDAGÓGICAS FORAM FUNDAMENTADAS EM UMA SÉRIE DE DOCUMENTOS OFICIAIS INDUTORES DO CURRÍCULO, EM DESTAQUE CONSIDEROU-SE A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC), OS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS, RESSIGNIFICADOS COM O USO DOS CONCEITOS SAÚDE COLETIVA E TERRITÓRIO. A PERSPECTIVA QUE SUBSIDIOU A ORGANIZAÇÃO DE UMA CIRCUNSTÂNCIA DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SITUADO E COLABORATIVO ALINHOU-SE À NOÇÃO DE LABORATÓRIO DO COMUM, TAMBÉM DENOMINADO LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO CIDADÃ. A UTILIZAÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DA ATIVIDADE DEU EMBASAMENTO PARA A ABORDAGEM DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, TANTO NO ASPECTO DA ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE ESTUDO A SER OFERECIDA PARA O ALUNO, QUANTO NO RECONHECIMENTO DE ESTRATÉGIAS PLAUSÍVEIS DE ORIENTAR A ORGANIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR DO TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO ESCOLAR, DESDE QUE UMA AÇÃO INTERVENTIVA SEJA DE FATO INCORPORADA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA.