Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIAS REALIZADAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: REGÊNCIAS, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO REMOTO, , Pôster (PO) Pôster
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75749
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 340
    "inscrito_id" => 1202
    "titulo" => """
      RELATO DE EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIAS REALIZADAS NO\r\n
      PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
      """
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      ESTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA DO\r\n
      PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA), NO\r\n
      NÚCLEO DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MONSENHOR JOSÉ ALOYSIO PINTO EM SOBRAL -\r\n
      CE, CUJO INÍCIO OCORREU EM NOVEMBRO DE 2020. ESTE RELATO É RELEVANTE, POIS REFLETE SOBRE COMO O\r\n
      PRP, DESTINADO A CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DOCENTE DE FUTUROS (AS)\r\n
      LICENCIADOS (AS) A PARTIR DE SUA INSERÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR E DA REALIZAÇÃO DE REGÊNCIAS\r\n
      SUPERVISIONADAS DE AULAS DE SOCIOLOGIA, OCORRE EM MEIO ÀS AULAS REMOTAS NO CONTEXTO DE\r\n
      DISTANCIAMENTO SOCIAL NO CENÁRIO VIVIDO NA PANDEMIA DE COVID-19. O OBJETIVO GERAL DESTE\r\n
      TRABALHO É RETRATAR EXPERIÊNCIAS DE REGÊNCIA SUPERVISIONADA DESENVOLVIDAS DE FORMA REMOTA,\r\n
      ANALISANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE DE SOCIOLOGIA. AS ATIVIDADES\r\n
      DO PRP FORAM ACOMPANHADAS POR UM PROFESSOR ORIENTADOR DA UVA E POR UMA PROFESSORA\r\n
      PRECEPTORA NA ESCOLA CAMPO. O ENSINO REMOTO É UMA FORMA EMERGENCIAL DE SUBSTITUIÇÃO DAS\r\n
      AULAS PRESENCIAIS POR AULAS EM MEIOS DIGITAIS, QUE OCORRE DE FORMA SÍNCRONA E/OU ASSÍNCRONA,\r\n
      ABORDAGEM INSPIRADA NA MODALIDADE EAD BÁSICO. A ESCOLA-CAMPO TEVE RELATIVO ÊXITO NA\r\n
      TRANSPOSIÇÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS PARA O MEIO DIGITAL. DOIS FATORES CONTRIBUEM PARA ISSO: O\r\n
      CORPO DISCENTE, QUE INGRESSA NA INSTITUIÇÃO POR MEIO DE PROCESSO SELETIVO, PROPICIANDO UM\r\n
      PÚBLICO COM MAIOR CAPITAL CULTURAL E ECONÔMICO, E O MODELO DE GESTÃO ESCOLAR ALINHADO AO\r\n
      CUMPRIMENTO DE METAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA. ESSAS CONDIÇÕES FAVORECEM A PERMANÊNCIA DISCENTE\r\n
      E DEMONSTRAM MAIS ACENTUADAMENTE AS DESIGUALDADES NO SISTEMA DE ENSINO CEARENSE, QUE\r\n
      ENFRENTA SIGNIFICATIVA EVASÃO. OS ESTUDOS PREPARATÓRIOS PARA AS REGÊNCIAS REMOTAS ENVOLVERAM\r\n
      DEBATES SOBRE PESQUISA SOCIAL ONLINE (FLICK, 2013) E SOBRE A ETNOGRAFIA DA PRÁTICA ESCOLAR\r\n
      (ANDRÉ, 1995). A ESCOLHA DOS CONTEÚDOS DAS REGÊNCIAS FOI BASEADA EM RESOLUÇÕES E TEMÁTICAS\r\n
      DE REDAÇÕES PRESENTES NO ENEM, ONDE PESQUISAMOS EM CADERNOS DE EXAMES PASSADOS, BEM COMO\r\n
      EM QUESTÕES TIRADAS DA INTERNET QUE NOS AJUDARAM A ELABORAR NOSSO PLANO DE AULA, TRABALHANDO A\r\n
      IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA E O SENSO CRÍTICO DOS ALUNOS. AS REGÊNCIAS FORAM SÍNCRONAS, NA\r\n
      PLATAFORMA GOOGLE MEET, POR MEIO DE AULAS EXPOSITIVAS DIALOGADAS, COM O PROGRAMA POWER POINT COMO FERRAMENTA AUXILIAR. DURANTE A REGÊNCIA HOUVE SIGNIFICATIVA PARTICIPAÇÃO DISCENTE\r\n
      ATRAVÉS DO CHAT E POR MEIO DE ÁUDIO. NA SALA VIRTUAL PREDOMINOU A PRESENÇA DOS AVATARES DOS\r\n
      ESTUDANTES, APENAS A PROFESSORA SUPERVISORA E NÓS, RESIDENTES, UTILIZÁVAMOS A CÂMERA NO\r\n
      MOMENTO DE INTERAÇÃO. A QUALIDADE DA CONEXÃO DE INTERNET AFETOU A DINÂMICA DAS REGÊNCIAS,\r\n
      PROVOCANDO OSCILAÇÕES NA PRESENÇA DE ESTUDANTES NA SALA VIRTUAL E INTERFERÊNCIAS NAS\r\n
      TRANSMISSÕES DE ÁUDIO E VÍDEO. POR FIM, COM BASE NA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA NO PRP PERCEBE-SE\r\n
      COMO DESAFIO NA CONSTRUÇÃO DO SABER DA PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS, TANTO A\r\n
      ESPECIFICIDADE DAS FORMAS DE INTERAÇÃO ENTRE DOCENTES E DISCENTES, QUANTO A CONSTRUÇÃO DE UMA\r\n
      ABORDAGEM QUE NÃO SE LIMITE A UMA TRANSPOSIÇÃO DA DINÂMICA PRESENCIAL PARA O MEIO DIGITAL.\r\n
      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS\r\n
      ANDRÉ, MARLI ELIZA DALMAZO AFONSO DE. ETNOGRAFIA DA PRÁTICA ESCOLAR. CAMPINAS, SP:\r\n
      PAPIRUS, 1995\r\n
      FLICK, UWE. INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DE PESQUISA: UM GUIA PARA INICIANTES / UWE\r\n
      FLICK; TRADUÇÃO: MAGDA LOPES; REVISÃO TÉCNICA: DIRCEU DA SILVA. - PORTO ALEGRE: PENSO,\r\n
      2013
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "REGÊNCIAS, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO REMOTO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID1202_08042021173235.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA DOS SANTOS GOMES"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA"
    "autor_email" => "andressantos9709@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75749
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 340
    "inscrito_id" => 1202
    "titulo" => """
      RELATO DE EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIAS REALIZADAS NO\r\n
      PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
      """
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      ESTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA DO\r\n
      PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA), NO\r\n
      NÚCLEO DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MONSENHOR JOSÉ ALOYSIO PINTO EM SOBRAL -\r\n
      CE, CUJO INÍCIO OCORREU EM NOVEMBRO DE 2020. ESTE RELATO É RELEVANTE, POIS REFLETE SOBRE COMO O\r\n
      PRP, DESTINADO A CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DOCENTE DE FUTUROS (AS)\r\n
      LICENCIADOS (AS) A PARTIR DE SUA INSERÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR E DA REALIZAÇÃO DE REGÊNCIAS\r\n
      SUPERVISIONADAS DE AULAS DE SOCIOLOGIA, OCORRE EM MEIO ÀS AULAS REMOTAS NO CONTEXTO DE\r\n
      DISTANCIAMENTO SOCIAL NO CENÁRIO VIVIDO NA PANDEMIA DE COVID-19. O OBJETIVO GERAL DESTE\r\n
      TRABALHO É RETRATAR EXPERIÊNCIAS DE REGÊNCIA SUPERVISIONADA DESENVOLVIDAS DE FORMA REMOTA,\r\n
      ANALISANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE DE SOCIOLOGIA. AS ATIVIDADES\r\n
      DO PRP FORAM ACOMPANHADAS POR UM PROFESSOR ORIENTADOR DA UVA E POR UMA PROFESSORA\r\n
      PRECEPTORA NA ESCOLA CAMPO. O ENSINO REMOTO É UMA FORMA EMERGENCIAL DE SUBSTITUIÇÃO DAS\r\n
      AULAS PRESENCIAIS POR AULAS EM MEIOS DIGITAIS, QUE OCORRE DE FORMA SÍNCRONA E/OU ASSÍNCRONA,\r\n
      ABORDAGEM INSPIRADA NA MODALIDADE EAD BÁSICO. A ESCOLA-CAMPO TEVE RELATIVO ÊXITO NA\r\n
      TRANSPOSIÇÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS PARA O MEIO DIGITAL. DOIS FATORES CONTRIBUEM PARA ISSO: O\r\n
      CORPO DISCENTE, QUE INGRESSA NA INSTITUIÇÃO POR MEIO DE PROCESSO SELETIVO, PROPICIANDO UM\r\n
      PÚBLICO COM MAIOR CAPITAL CULTURAL E ECONÔMICO, E O MODELO DE GESTÃO ESCOLAR ALINHADO AO\r\n
      CUMPRIMENTO DE METAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA. ESSAS CONDIÇÕES FAVORECEM A PERMANÊNCIA DISCENTE\r\n
      E DEMONSTRAM MAIS ACENTUADAMENTE AS DESIGUALDADES NO SISTEMA DE ENSINO CEARENSE, QUE\r\n
      ENFRENTA SIGNIFICATIVA EVASÃO. OS ESTUDOS PREPARATÓRIOS PARA AS REGÊNCIAS REMOTAS ENVOLVERAM\r\n
      DEBATES SOBRE PESQUISA SOCIAL ONLINE (FLICK, 2013) E SOBRE A ETNOGRAFIA DA PRÁTICA ESCOLAR\r\n
      (ANDRÉ, 1995). A ESCOLHA DOS CONTEÚDOS DAS REGÊNCIAS FOI BASEADA EM RESOLUÇÕES E TEMÁTICAS\r\n
      DE REDAÇÕES PRESENTES NO ENEM, ONDE PESQUISAMOS EM CADERNOS DE EXAMES PASSADOS, BEM COMO\r\n
      EM QUESTÕES TIRADAS DA INTERNET QUE NOS AJUDARAM A ELABORAR NOSSO PLANO DE AULA, TRABALHANDO A\r\n
      IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA E O SENSO CRÍTICO DOS ALUNOS. AS REGÊNCIAS FORAM SÍNCRONAS, NA\r\n
      PLATAFORMA GOOGLE MEET, POR MEIO DE AULAS EXPOSITIVAS DIALOGADAS, COM O PROGRAMA POWER POINT COMO FERRAMENTA AUXILIAR. DURANTE A REGÊNCIA HOUVE SIGNIFICATIVA PARTICIPAÇÃO DISCENTE\r\n
      ATRAVÉS DO CHAT E POR MEIO DE ÁUDIO. NA SALA VIRTUAL PREDOMINOU A PRESENÇA DOS AVATARES DOS\r\n
      ESTUDANTES, APENAS A PROFESSORA SUPERVISORA E NÓS, RESIDENTES, UTILIZÁVAMOS A CÂMERA NO\r\n
      MOMENTO DE INTERAÇÃO. A QUALIDADE DA CONEXÃO DE INTERNET AFETOU A DINÂMICA DAS REGÊNCIAS,\r\n
      PROVOCANDO OSCILAÇÕES NA PRESENÇA DE ESTUDANTES NA SALA VIRTUAL E INTERFERÊNCIAS NAS\r\n
      TRANSMISSÕES DE ÁUDIO E VÍDEO. POR FIM, COM BASE NA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA NO PRP PERCEBE-SE\r\n
      COMO DESAFIO NA CONSTRUÇÃO DO SABER DA PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS, TANTO A\r\n
      ESPECIFICIDADE DAS FORMAS DE INTERAÇÃO ENTRE DOCENTES E DISCENTES, QUANTO A CONSTRUÇÃO DE UMA\r\n
      ABORDAGEM QUE NÃO SE LIMITE A UMA TRANSPOSIÇÃO DA DINÂMICA PRESENCIAL PARA O MEIO DIGITAL.\r\n
      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS\r\n
      ANDRÉ, MARLI ELIZA DALMAZO AFONSO DE. ETNOGRAFIA DA PRÁTICA ESCOLAR. CAMPINAS, SP:\r\n
      PAPIRUS, 1995\r\n
      FLICK, UWE. INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DE PESQUISA: UM GUIA PARA INICIANTES / UWE\r\n
      FLICK; TRADUÇÃO: MAGDA LOPES; REVISÃO TÉCNICA: DIRCEU DA SILVA. - PORTO ALEGRE: PENSO,\r\n
      2013
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "REGÊNCIAS, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO REMOTO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID1202_08042021173235.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA DOS SANTOS GOMES"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA"
    "autor_email" => "andressantos9709@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

RESUMO ESTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA), NO NÚCLEO DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MONSENHOR JOSÉ ALOYSIO PINTO EM SOBRAL - CE, CUJO INÍCIO OCORREU EM NOVEMBRO DE 2020. ESTE RELATO É RELEVANTE, POIS REFLETE SOBRE COMO O PRP, DESTINADO A CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DOCENTE DE FUTUROS (AS) LICENCIADOS (AS) A PARTIR DE SUA INSERÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR E DA REALIZAÇÃO DE REGÊNCIAS SUPERVISIONADAS DE AULAS DE SOCIOLOGIA, OCORRE EM MEIO ÀS AULAS REMOTAS NO CONTEXTO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL NO CENÁRIO VIVIDO NA PANDEMIA DE COVID-19. O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO É RETRATAR EXPERIÊNCIAS DE REGÊNCIA SUPERVISIONADA DESENVOLVIDAS DE FORMA REMOTA, ANALISANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE DE SOCIOLOGIA. AS ATIVIDADES DO PRP FORAM ACOMPANHADAS POR UM PROFESSOR ORIENTADOR DA UVA E POR UMA PROFESSORA PRECEPTORA NA ESCOLA CAMPO. O ENSINO REMOTO É UMA FORMA EMERGENCIAL DE SUBSTITUIÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS POR AULAS EM MEIOS DIGITAIS, QUE OCORRE DE FORMA SÍNCRONA E/OU ASSÍNCRONA, ABORDAGEM INSPIRADA NA MODALIDADE EAD BÁSICO. A ESCOLA-CAMPO TEVE RELATIVO ÊXITO NA TRANSPOSIÇÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS PARA O MEIO DIGITAL. DOIS FATORES CONTRIBUEM PARA ISSO: O CORPO DISCENTE, QUE INGRESSA NA INSTITUIÇÃO POR MEIO DE PROCESSO SELETIVO, PROPICIANDO UM PÚBLICO COM MAIOR CAPITAL CULTURAL E ECONÔMICO, E O MODELO DE GESTÃO ESCOLAR ALINHADO AO CUMPRIMENTO DE METAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA. ESSAS CONDIÇÕES FAVORECEM A PERMANÊNCIA DISCENTE E DEMONSTRAM MAIS ACENTUADAMENTE AS DESIGUALDADES NO SISTEMA DE ENSINO CEARENSE, QUE ENFRENTA SIGNIFICATIVA EVASÃO. OS ESTUDOS PREPARATÓRIOS PARA AS REGÊNCIAS REMOTAS ENVOLVERAM DEBATES SOBRE PESQUISA SOCIAL ONLINE (FLICK, 2013) E SOBRE A ETNOGRAFIA DA PRÁTICA ESCOLAR (ANDRÉ, 1995). A ESCOLHA DOS CONTEÚDOS DAS REGÊNCIAS FOI BASEADA EM RESOLUÇÕES E TEMÁTICAS DE REDAÇÕES PRESENTES NO ENEM, ONDE PESQUISAMOS EM CADERNOS DE EXAMES PASSADOS, BEM COMO EM QUESTÕES TIRADAS DA INTERNET QUE NOS AJUDARAM A ELABORAR NOSSO PLANO DE AULA, TRABALHANDO A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA E O SENSO CRÍTICO DOS ALUNOS. AS REGÊNCIAS FORAM SÍNCRONAS, NA PLATAFORMA GOOGLE MEET, POR MEIO DE AULAS EXPOSITIVAS DIALOGADAS, COM O PROGRAMA POWER POINT COMO FERRAMENTA AUXILIAR. DURANTE A REGÊNCIA HOUVE SIGNIFICATIVA PARTICIPAÇÃO DISCENTE ATRAVÉS DO CHAT E POR MEIO DE ÁUDIO. NA SALA VIRTUAL PREDOMINOU A PRESENÇA DOS AVATARES DOS ESTUDANTES, APENAS A PROFESSORA SUPERVISORA E NÓS, RESIDENTES, UTILIZÁVAMOS A CÂMERA NO MOMENTO DE INTERAÇÃO. A QUALIDADE DA CONEXÃO DE INTERNET AFETOU A DINÂMICA DAS REGÊNCIAS, PROVOCANDO OSCILAÇÕES NA PRESENÇA DE ESTUDANTES NA SALA VIRTUAL E INTERFERÊNCIAS NAS TRANSMISSÕES DE ÁUDIO E VÍDEO. POR FIM, COM BASE NA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA NO PRP PERCEBE-SE COMO DESAFIO NA CONSTRUÇÃO DO SABER DA PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS, TANTO A ESPECIFICIDADE DAS FORMAS DE INTERAÇÃO ENTRE DOCENTES E DISCENTES, QUANTO A CONSTRUÇÃO DE UMA ABORDAGEM QUE NÃO SE LIMITE A UMA TRANSPOSIÇÃO DA DINÂMICA PRESENCIAL PARA O MEIO DIGITAL. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANDRÉ, MARLI ELIZA DALMAZO AFONSO DE. ETNOGRAFIA DA PRÁTICA ESCOLAR. CAMPINAS, SP: PAPIRUS, 1995 FLICK, UWE. INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DE PESQUISA: UM GUIA PARA INICIANTES / UWE FLICK; TRADUÇÃO: MAGDA LOPES; REVISÃO TÉCNICA: DIRCEU DA SILVA. - PORTO ALEGRE: PENSO, 2013

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.