O CAMINHO DAS NOVAS FORMAS DE FAZER: MÍDIAS AUDIOVISUAIS E A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DIALÓGICA
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75579 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 63 "inscrito_id" => 702 "titulo" => "O CAMINHO DAS NOVAS FORMAS DE FAZER: MÍDIAS AUDIOVISUAIS E A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DIALÓGICA" "resumo" => "O EMPREGO CRESCENTE DAS MÍDIAS DIGITAIS NA VIDA SOCIAL TEM EXIGIDO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, DOCENTES E LICENCIANDOS, UMA ADAPTAÇÃO DAS TICS (TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) PARA FINS EDUCACIONAIS E ESCOLARES. COM ESSAS ALTERAÇÕES, É PRECISO PENSAR NOVAS MANEIRAS DE DIÁLOGO COM OS ESTUDANTES E FORMAS DE CONSTRUIR O CONHECIMENTO DE FORMA MAIS INTERATIVA E DINÂMICA. COM A EMERGÊNCIA DESSAS NOVAS DEMANDAS DA CONTEMPORANEIDADE, TRAZIDAS À TONA ESPECIALMENTE COM A PANDEMIA DA COVID-19, NOSSO TRABALHO PROPÕE REFLETIR SOBRE A INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS. ESPECIFICAMENTE, PROPOMOS RELATAR A EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO DE DOIS VÍDEOS (NO FORMATO CURTAMETRAGEM) COM CONTEÚDOS DIDÁTICOS, A QUAL OCORREU EM 2020 NA DISCIPLINA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, MINISTRADA PELO PROFESSOR LUCAS FORTUNATO. O PRIMEIRO VÍDEO RELATA, NA FORMA DE FICÇÃO, AS VIVÊNCIAS DA PERSONAGEM PAULA, UMA ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE NATAL, CAPITAL DO RIO GRANDE DO NORTE, A FIM DE DISCUTIR DE FORMA DINÂMICA ALGUNS CONCEITOS DO SOCIÓLOGO BOURDIEU REFERENTES AO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ISSO É FEITO ALTERNANDO ENCENAÇÕES, DECLAMAÇÃO DE POEMAS E COMENTÁRIOS TEÓRICOS QUE EXPLICITAM OS CONCEITOS SOCIOLÓGICOS. O SEGUNDO VÍDEO É UM MINIDOCUMENTÁRIO QUE RESGATA A HISTÓRIA DO IFRN (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE). O MINIDOCUMENTÁRIO É CONSTITUÍDO POR UMA EXPOSIÇÃO HISTÓRICA E SOCIOLÓGICA EM ÁUDIO, NA FORMA NARRATIVA, QUE SE SOBREPÕE A UMA SEQUÊNCIA DE IMAGENS E FOTOS HISTÓRICAS DA INSTITUIÇÃO, COM O OBJETIVO DE USAR O INSTITUTO COMO EXEMPLO PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE MAX WEBER. OS PRODUTOS AUDIOVISUAIS ELABORADOS FIZERAM USO DE FERRAMENTAS NARRATIVAS, INTERPRETAÇÕES, IMAGENS E DECLAMAÇÕES POÉTICAS NOS RESPECTIVOS VÍDEOS, ENQUANTO MATERIAIS DIDÁTICOS, ASSIM COMO TRABALHAM COM CONSTRUÇÕES RELACIONADAS ÀS ARTES, LINGUAGENS, CULTURAS E REALIDADES SOCIAIS PARA DIALOGAR COM OS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE FORMA INOVADORA NO QUE SE REFERE ÀS TEMÁTICAS DA SOCIOLOGIA, QUANDO APLICADAS ÀS REALIDADES PRÓXIMAS DO UNIVERSO DOS ALUNOS. A EXPERIÊNCIA DE PRODUZIR TRABALHOS COMO ESSES REQUER UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DA PARTE DO PROFESSOR, QUE ATUA COMO ORIENTADOR, E DOS LICENCIANDOS, E SE CONSTITUI COMO UM INCENTIVO A MAIS PARA QUE OS DISCENTES POSSAM DESENVOLVER SEUS POTENCIAIS NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS. NESSE SENTIDO, A EXPERIÊNCIA DE PRODUZIR VÍDEOS DIDÁTICOS DEMONSTROU QUE OS DISCENTES SÃO ESTIMULADOS A PESQUISAR (LIVROS, ARTIGOS E IMAGENS), ESCREVER (ROTEIROS E TEXTOS EXPLICATIVOS) E APRENDER COMO USAR AS TECNOLOGIAS FINS EDUCATIVOS. ALÉM DISSO, PERMITE AOS LICENCIANDOS GERAR NOVAS POSSIBILIDADES DE USO DE SEUS CONHECIMENTOS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ALIANDO A PESQUISA, O USO TECNOLÓGICO E A DISCUSSÃO SOCIOLÓGICA EFETUADA NO DIÁLOGO COM AUTORES CLÁSSICOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, POSSIBILITANDO O DEBATE DE NOVAS FORMAS DE PRODUZIR CONHECIMENTO, MATERIAIS EDUCACIONAIS E USO ATIVO DAS TICS NAS ESCOLAS BÁSICAS DO PAÍS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, MÍDIAS DIGITAIS, EDUCAÇÃO, PANDEMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID702_19032021200336.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA YOLANDA DE CARVALHO ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA" "autor_email" => "natalia_yolanda@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75579 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 63 "inscrito_id" => 702 "titulo" => "O CAMINHO DAS NOVAS FORMAS DE FAZER: MÍDIAS AUDIOVISUAIS E A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DIALÓGICA" "resumo" => "O EMPREGO CRESCENTE DAS MÍDIAS DIGITAIS NA VIDA SOCIAL TEM EXIGIDO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, DOCENTES E LICENCIANDOS, UMA ADAPTAÇÃO DAS TICS (TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) PARA FINS EDUCACIONAIS E ESCOLARES. COM ESSAS ALTERAÇÕES, É PRECISO PENSAR NOVAS MANEIRAS DE DIÁLOGO COM OS ESTUDANTES E FORMAS DE CONSTRUIR O CONHECIMENTO DE FORMA MAIS INTERATIVA E DINÂMICA. COM A EMERGÊNCIA DESSAS NOVAS DEMANDAS DA CONTEMPORANEIDADE, TRAZIDAS À TONA ESPECIALMENTE COM A PANDEMIA DA COVID-19, NOSSO TRABALHO PROPÕE REFLETIR SOBRE A INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS. ESPECIFICAMENTE, PROPOMOS RELATAR A EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO DE DOIS VÍDEOS (NO FORMATO CURTAMETRAGEM) COM CONTEÚDOS DIDÁTICOS, A QUAL OCORREU EM 2020 NA DISCIPLINA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, MINISTRADA PELO PROFESSOR LUCAS FORTUNATO. O PRIMEIRO VÍDEO RELATA, NA FORMA DE FICÇÃO, AS VIVÊNCIAS DA PERSONAGEM PAULA, UMA ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE NATAL, CAPITAL DO RIO GRANDE DO NORTE, A FIM DE DISCUTIR DE FORMA DINÂMICA ALGUNS CONCEITOS DO SOCIÓLOGO BOURDIEU REFERENTES AO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ISSO É FEITO ALTERNANDO ENCENAÇÕES, DECLAMAÇÃO DE POEMAS E COMENTÁRIOS TEÓRICOS QUE EXPLICITAM OS CONCEITOS SOCIOLÓGICOS. O SEGUNDO VÍDEO É UM MINIDOCUMENTÁRIO QUE RESGATA A HISTÓRIA DO IFRN (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE). O MINIDOCUMENTÁRIO É CONSTITUÍDO POR UMA EXPOSIÇÃO HISTÓRICA E SOCIOLÓGICA EM ÁUDIO, NA FORMA NARRATIVA, QUE SE SOBREPÕE A UMA SEQUÊNCIA DE IMAGENS E FOTOS HISTÓRICAS DA INSTITUIÇÃO, COM O OBJETIVO DE USAR O INSTITUTO COMO EXEMPLO PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE MAX WEBER. OS PRODUTOS AUDIOVISUAIS ELABORADOS FIZERAM USO DE FERRAMENTAS NARRATIVAS, INTERPRETAÇÕES, IMAGENS E DECLAMAÇÕES POÉTICAS NOS RESPECTIVOS VÍDEOS, ENQUANTO MATERIAIS DIDÁTICOS, ASSIM COMO TRABALHAM COM CONSTRUÇÕES RELACIONADAS ÀS ARTES, LINGUAGENS, CULTURAS E REALIDADES SOCIAIS PARA DIALOGAR COM OS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE FORMA INOVADORA NO QUE SE REFERE ÀS TEMÁTICAS DA SOCIOLOGIA, QUANDO APLICADAS ÀS REALIDADES PRÓXIMAS DO UNIVERSO DOS ALUNOS. A EXPERIÊNCIA DE PRODUZIR TRABALHOS COMO ESSES REQUER UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DA PARTE DO PROFESSOR, QUE ATUA COMO ORIENTADOR, E DOS LICENCIANDOS, E SE CONSTITUI COMO UM INCENTIVO A MAIS PARA QUE OS DISCENTES POSSAM DESENVOLVER SEUS POTENCIAIS NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS. NESSE SENTIDO, A EXPERIÊNCIA DE PRODUZIR VÍDEOS DIDÁTICOS DEMONSTROU QUE OS DISCENTES SÃO ESTIMULADOS A PESQUISAR (LIVROS, ARTIGOS E IMAGENS), ESCREVER (ROTEIROS E TEXTOS EXPLICATIVOS) E APRENDER COMO USAR AS TECNOLOGIAS FINS EDUCATIVOS. ALÉM DISSO, PERMITE AOS LICENCIANDOS GERAR NOVAS POSSIBILIDADES DE USO DE SEUS CONHECIMENTOS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ALIANDO A PESQUISA, O USO TECNOLÓGICO E A DISCUSSÃO SOCIOLÓGICA EFETUADA NO DIÁLOGO COM AUTORES CLÁSSICOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, POSSIBILITANDO O DEBATE DE NOVAS FORMAS DE PRODUZIR CONHECIMENTO, MATERIAIS EDUCACIONAIS E USO ATIVO DAS TICS NAS ESCOLAS BÁSICAS DO PAÍS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, MÍDIAS DIGITAIS, EDUCAÇÃO, PANDEMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID702_19032021200336.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA YOLANDA DE CARVALHO ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA" "autor_email" => "natalia_yolanda@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }