O PRESENTE TRABALHO PROPÕE A CONSTRUÇÃO DE UM OBJETO DE ESTUDO CIRCUNSCRITO A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL, CONSEQUENTEMENTE COM IMPORTANTE UTILIDADE AO ESTUDO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA. TRATA-SE DA CAPACIDADE DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) EM PARTICIPAR DE FENÔMENOS SOCIAIS DIRETAMENTE OBSERVÁVEIS E PERTENCENTES AO UNIVERSO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS. PARA TANTO, LANÇA MÃO DE UM PROCEDIMENTO METODOLÓGICO BÁSICO À CONSTRUÇÃO DE UM OBJETO SOCIOLÓGICO: A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. TRATA-SE DE UM MAPEAMENTO DO CHAMADO “ESTADO DA ARTE” DO OBJETO A SER CONSTRUÍDO. CONTEMPLANDO O INTERVALO DE 10 ANOS, DE 2009 A 2018, ENTENDIDO COMO A PRIMEIRA DÉCADA DO CHAMADO “NOVO ENEM”, O ARTIGO FAZ UM LEVANTAMENTO SOBRE A PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA EM TORNO DA POSSÍVEL PROBLEMÁTICA. FORAM ANALISADOS, NO TOTAL, 522 TRABALHOS DE PÓS-GRADUAÇÃO, DOS QUAIS APENAS 22 TRABALHOS (CERCA DE 4%) PROBLEMATIZAM PROCESSOS SOCIAIS OBSERVÁVEIS EM CONTEXTOS ESCOLARES RELACIONADOS AO ENEM. NENHUM DESTES 22 TRABALHOS ESTÁ VINCULADO A PROGRAMAS DE SOCIOLOGIA. É NO SENTIDO DE CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO E FORTALECIMENTO DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL QUE ESTE TRABALHO COMPROVA A ORIGINALIDADE E ADVOGA PELA CONSTRUÇÃO DE UM DEBATE PROMISSOR EM TORNO DA PROBLEMÁTICA APRESENTADA.