AS ESCOLAS E O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PROPOSTA DE ESTUDO
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75583 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 582 "titulo" => "AS ESCOLAS E O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PROPOSTA DE ESTUDO" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO PROPÕE A CONSTRUÇÃO DE UM OBJETO DE ESTUDO CIRCUNSCRITO A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL, CONSEQUENTEMENTE COM IMPORTANTE UTILIDADE AO ESTUDO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA. TRATA-SE DA CAPACIDADE DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) EM PARTICIPAR DE FENÔMENOS SOCIAIS DIRETAMENTE OBSERVÁVEIS E PERTENCENTES AO UNIVERSO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS. PARA TANTO, LANÇA MÃO DE UM PROCEDIMENTO METODOLÓGICO BÁSICO À CONSTRUÇÃO DE UM OBJETO SOCIOLÓGICO: A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. TRATA-SE DE UM MAPEAMENTO DO CHAMADO “ESTADO DA ARTE” DO OBJETO A SER CONSTRUÍDO. CONTEMPLANDO O INTERVALO DE 10 ANOS, DE 2009 A 2018, ENTENDIDO COMO A PRIMEIRA DÉCADA DO CHAMADO “NOVO ENEM”, O ARTIGO FAZ UM LEVANTAMENTO SOBRE A PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA EM TORNO DA POSSÍVEL PROBLEMÁTICA. FORAM ANALISADOS, NO TOTAL, 522 TRABALHOS DE PÓS-GRADUAÇÃO, DOS QUAIS APENAS 22 TRABALHOS (CERCA DE 4%) PROBLEMATIZAM PROCESSOS SOCIAIS OBSERVÁVEIS EM CONTEXTOS ESCOLARES RELACIONADOS AO ENEM. NENHUM DESTES 22 TRABALHOS ESTÁ VINCULADO A PROGRAMAS DE SOCIOLOGIA. É NO SENTIDO DE CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO E FORTALECIMENTO DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL QUE ESTE TRABALHO COMPROVA A ORIGINALIDADE E ADVOGA PELA CONSTRUÇÃO DE UM DEBATE PROMISSOR EM TORNO DA PROBLEMÁTICA APRESENTADA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16: Relações entre currículo e avaliação no ensino de sociologia na educação básica" "palavra_chave" => "ENEM, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, ESCOLA, POLÍTICA PÚBLICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA117_ID582_20032021160025.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID POHL" "autor_nome_curto" => "DAVID" "autor_email" => "david_pohl@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75583 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 582 "titulo" => "AS ESCOLAS E O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PROPOSTA DE ESTUDO" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO PROPÕE A CONSTRUÇÃO DE UM OBJETO DE ESTUDO CIRCUNSCRITO A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL, CONSEQUENTEMENTE COM IMPORTANTE UTILIDADE AO ESTUDO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA. TRATA-SE DA CAPACIDADE DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) EM PARTICIPAR DE FENÔMENOS SOCIAIS DIRETAMENTE OBSERVÁVEIS E PERTENCENTES AO UNIVERSO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS. PARA TANTO, LANÇA MÃO DE UM PROCEDIMENTO METODOLÓGICO BÁSICO À CONSTRUÇÃO DE UM OBJETO SOCIOLÓGICO: A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. TRATA-SE DE UM MAPEAMENTO DO CHAMADO “ESTADO DA ARTE” DO OBJETO A SER CONSTRUÍDO. CONTEMPLANDO O INTERVALO DE 10 ANOS, DE 2009 A 2018, ENTENDIDO COMO A PRIMEIRA DÉCADA DO CHAMADO “NOVO ENEM”, O ARTIGO FAZ UM LEVANTAMENTO SOBRE A PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA EM TORNO DA POSSÍVEL PROBLEMÁTICA. FORAM ANALISADOS, NO TOTAL, 522 TRABALHOS DE PÓS-GRADUAÇÃO, DOS QUAIS APENAS 22 TRABALHOS (CERCA DE 4%) PROBLEMATIZAM PROCESSOS SOCIAIS OBSERVÁVEIS EM CONTEXTOS ESCOLARES RELACIONADOS AO ENEM. NENHUM DESTES 22 TRABALHOS ESTÁ VINCULADO A PROGRAMAS DE SOCIOLOGIA. É NO SENTIDO DE CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO E FORTALECIMENTO DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL QUE ESTE TRABALHO COMPROVA A ORIGINALIDADE E ADVOGA PELA CONSTRUÇÃO DE UM DEBATE PROMISSOR EM TORNO DA PROBLEMÁTICA APRESENTADA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16: Relações entre currículo e avaliação no ensino de sociologia na educação básica" "palavra_chave" => "ENEM, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, ESCOLA, POLÍTICA PÚBLICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA117_ID582_20032021160025.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID POHL" "autor_nome_curto" => "DAVID" "autor_email" => "david_pohl@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }