Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

AS ESCOLAS E O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PROPOSTA DE ESTUDO

Palavra-chaves: ENEM, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, ESCOLA, POLÍTICA PÚBLICA, Comunicação Oral (CO) GT 16: Relações entre currículo e avaliação no ensino de sociologia na educação básica
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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O PRESENTE TRABALHO PROPÕE A CONSTRUÇÃO DE UM OBJETO DE ESTUDO CIRCUNSCRITO A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL, CONSEQUENTEMENTE COM IMPORTANTE UTILIDADE AO ESTUDO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA. TRATA-SE DA CAPACIDADE DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) EM PARTICIPAR DE FENÔMENOS SOCIAIS DIRETAMENTE OBSERVÁVEIS E PERTENCENTES AO UNIVERSO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS. PARA TANTO, LANÇA MÃO DE UM PROCEDIMENTO METODOLÓGICO BÁSICO À CONSTRUÇÃO DE UM OBJETO SOCIOLÓGICO: A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. TRATA-SE DE UM MAPEAMENTO DO CHAMADO “ESTADO DA ARTE” DO OBJETO A SER CONSTRUÍDO. CONTEMPLANDO O INTERVALO DE 10 ANOS, DE 2009 A 2018, ENTENDIDO COMO A PRIMEIRA DÉCADA DO CHAMADO “NOVO ENEM”, O ARTIGO FAZ UM LEVANTAMENTO SOBRE A PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA EM TORNO DA POSSÍVEL PROBLEMÁTICA. FORAM ANALISADOS, NO TOTAL, 522 TRABALHOS DE PÓS-GRADUAÇÃO, DOS QUAIS APENAS 22 TRABALHOS (CERCA DE 4%) PROBLEMATIZAM PROCESSOS SOCIAIS OBSERVÁVEIS EM CONTEXTOS ESCOLARES RELACIONADOS AO ENEM. NENHUM DESTES 22 TRABALHOS ESTÁ VINCULADO A PROGRAMAS DE SOCIOLOGIA. É NO SENTIDO DE CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO E FORTALECIMENTO DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL QUE ESTE TRABALHO COMPROVA A ORIGINALIDADE E ADVOGA PELA CONSTRUÇÃO DE UM DEBATE PROMISSOR EM TORNO DA PROBLEMÁTICA APRESENTADA.

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