A SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR É UM TEMA MUITO DEBATIDO EM SALA DE AULA, SEJA A PRÁTICA DO PROFESSOR AO APLICAR ALGUMA METODOLOGIA NO AMBIENTE ESCOLAR, COMO TAMBÉM UM ASSUNTO CONSTANTE NA ACADEMIA. O/A EDUCADOR/A E O/A ESTUDANTE DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NÃO SÓ PRECISAM TER UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O CONTEÚDO, COMO TAMBÉM DEVEM BUSCAR A CREDIBILIDADE DOS FATOS E O CUIDADO DE COMO APLICÁ-LO. OBJETIVA-SE NESTE TRABALHO APRESENTAR A RELAÇÃO ENTRE PARANOIA RPG E OBRAS DE AUTORES QUE APRESENTAM AS NOÇÕES DE SABER E DE CONHECIMENTO. PRECISAMENTE, REFIRO-ME A MICHEL FOUCAULT, QUANDO FALA SOBRE O SABER COMO UM INSTRUMENTO DE PODER; ÉMILE DURKHEIM AO TRATAR DA COERCITIVIDADE, E MARCEL MAUSS AO SE DETER EM ANÁLISES SOBRE A EDUCAÇÃO CORPORAL. ESSES AUTORES EXPLORAM O QUANTO O SABER E A EDUCAÇÃO SÃO FUNDAMENTAIS NA FORMAÇÃO E CONTROLE SOCIAL. AO OBSERVARMOS O RPG CYBERPUNK PARANOIA, PERCEBEMOS QUE MUITO DOS SEUS TEMAS DO JOGO DE MESA TRAZEM FORTES PARALELOS COM O DEBATE DO SABER E DA EDUCAÇÃO. SEGUINDO ESTA LINHA DE RACIOCÍNIO, PODEMOS EXTRAIR ELEMENTOS DO RPG PARA APRESENTAR TAIS CONCEITOS, A FIM DE AUXILIAR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E ATÉ MESMO DO ENSINO SUPERIOR, COMO UMA PRÁTICA DO RECONHECIMENTO DOS CONCEITOS DOS AUTORES. OBVIAMENTE, ESTE DEBATE DO USO DO RPG EM SALA DE AULA SE VOLTAM, GERALMENTE, PARA OS GANHOS INERENTES DE UMA ATIVIDADE LÚDICA, NÃO NECESSARIAMENTE NAS MECÂNICAS EXCLUSIVAS QUE PODEM AUXILIAR OS ESTUDANTES NO ENTENDIMENTO DE CERTOS CONTEÚDOS.