ESTE ESTUDO CORRESPONDE A UMA PESQUISA EM FASE INICIAL QUE TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR A HISTÓRIA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESPECIALMENTE NO BRASIL. NOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS BUSCAM PESQUISAR OS PRIMEIROS ESTUDOS DE SOCIOLOGIA NO TERRITÓRIO BRASILEIRO, IDENTIFICAR OS PRIMEIROS CENTROS DE ESTUDOS CONSTITUÍDOS NO BRASIL QUE ABORDAVAM A SOCIOLOGIA, REALIZAR APROXIMAÇÕES SOBRE TRAJETÓRIAS DE ESTUDIOSOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A INSERÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA SOCIOLOGIA ENQUANTO DISCIPLINA NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, NAS PRIMEIRAS UNIVERSIDADES E NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA E ABORDAR ASPECTOS CURRICULARES, BEM COMO SUAS REFORMAS. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, TENDO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA A SELEÇÃO BIBLIOGRÁFICA DE SOCIOLOGIA NO BRASIL E DE SUA REVISÃO TEÓRICA. TAMBÉM PESQUISA A TRAJETÓRIA DE DOIS ESTUDIOSOS ACENTUANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FUNDAÇÃO DE UMA SOCIOLOGIA DO BRASIL, O FERNANDO DE AZEVEDO E FLORESTAN FERNANDES, E LEVA EM CONTA A LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA QUANTO AOS MARCOS LEGAIS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA. PARA ESTE MOMENTO, O ENTENDIMENTO PRINCIPAL DESTA PESQUISA É DE QUE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA SOCIOLOGIA NO BRASIL SEGUIU A CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL PENSANDO NOS ASPECTOS ECONÔMICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS, AO MESMO TEMPO AS VISÕES SOCIOLÓGICAS ADOTADAS E IMPLANTADAS VISAVAM A INSERÇÃO DO TRATO CIENTÍFICO DA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA. EM CONCLUSÃO, OS ELEMENTOS IDENTIFICADOS RESULTARAM EM UMA SOCIOLOGIA DO BRASIL, UM CAMPO TEÓRICO CIENTÍFICO PREOCUPADO COM O DESENVOLVIMENTO NACIONAL. FORAM CONTRIBUIÇÕES IMPORTANTES PARA TAL CONSOLIDAÇÃO E PARA A PRÁTICA DO ENSINO SOCIOLÓGICO NA FORMAÇÃO DOCENTE, NA UNIVERSIDADE E ESPECIALMENTE PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA.