Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

TRAÇANDO UM PERCURSO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL

Palavra-chaves: HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA NO BRASIL, ENSINO, DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 10: História do ensino de sociologia no Brasil
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75581
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 65
    "inscrito_id" => 96
    "titulo" => "TRAÇANDO UM PERCURSO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO CORRESPONDE A UMA PESQUISA EM FASE INICIAL QUE TEM POR OBJETIVO  INVESTIGAR A HISTÓRIA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESPECIALMENTE NO BRASIL. NOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS BUSCAM PESQUISAR OS PRIMEIROS ESTUDOS DE SOCIOLOGIA NO TERRITÓRIO BRASILEIRO, IDENTIFICAR OS PRIMEIROS CENTROS DE ESTUDOS CONSTITUÍDOS NO BRASIL QUE ABORDAVAM A SOCIOLOGIA, REALIZAR APROXIMAÇÕES SOBRE TRAJETÓRIAS DE ESTUDIOSOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A INSERÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA SOCIOLOGIA ENQUANTO DISCIPLINA NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, NAS PRIMEIRAS UNIVERSIDADES E NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA E ABORDAR ASPECTOS CURRICULARES, BEM COMO SUAS REFORMAS. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, TENDO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA A SELEÇÃO BIBLIOGRÁFICA DE SOCIOLOGIA NO BRASIL E DE SUA REVISÃO TEÓRICA. TAMBÉM PESQUISA A TRAJETÓRIA DE DOIS ESTUDIOSOS ACENTUANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FUNDAÇÃO DE UMA SOCIOLOGIA DO BRASIL, O FERNANDO DE AZEVEDO E FLORESTAN FERNANDES, E LEVA EM CONTA A LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA QUANTO AOS MARCOS LEGAIS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA. PARA ESTE MOMENTO, O ENTENDIMENTO PRINCIPAL DESTA PESQUISA É DE QUE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA SOCIOLOGIA NO BRASIL SEGUIU A CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL PENSANDO NOS ASPECTOS ECONÔMICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS, AO MESMO TEMPO AS VISÕES SOCIOLÓGICAS ADOTADAS E IMPLANTADAS VISAVAM A INSERÇÃO DO TRATO CIENTÍFICO DA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA. EM CONCLUSÃO, OS ELEMENTOS IDENTIFICADOS RESULTARAM EM UMA SOCIOLOGIA DO BRASIL, UM CAMPO TEÓRICO CIENTÍFICO PREOCUPADO COM O DESENVOLVIMENTO NACIONAL. FORAM CONTRIBUIÇÕES IMPORTANTES PARA TAL CONSOLIDAÇÃO E PARA A PRÁTICA DO ENSINO SOCIOLÓGICO NA FORMAÇÃO DOCENTE, NA UNIVERSIDADE E ESPECIALMENTE PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10: História do ensino de sociologia no Brasil"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA NO BRASIL, ENSINO, DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA111_ID96_20032021145634.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIVANILTON DE"
    "autor_nome_curto" => "GIVANILTON DE ARAÚJO BARBOSA"
    "autor_email" => "givaniltonbarbosa10@gmail"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75581
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 65
    "inscrito_id" => 96
    "titulo" => "TRAÇANDO UM PERCURSO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO CORRESPONDE A UMA PESQUISA EM FASE INICIAL QUE TEM POR OBJETIVO  INVESTIGAR A HISTÓRIA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESPECIALMENTE NO BRASIL. NOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS BUSCAM PESQUISAR OS PRIMEIROS ESTUDOS DE SOCIOLOGIA NO TERRITÓRIO BRASILEIRO, IDENTIFICAR OS PRIMEIROS CENTROS DE ESTUDOS CONSTITUÍDOS NO BRASIL QUE ABORDAVAM A SOCIOLOGIA, REALIZAR APROXIMAÇÕES SOBRE TRAJETÓRIAS DE ESTUDIOSOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A INSERÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA SOCIOLOGIA ENQUANTO DISCIPLINA NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, NAS PRIMEIRAS UNIVERSIDADES E NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA E ABORDAR ASPECTOS CURRICULARES, BEM COMO SUAS REFORMAS. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, TENDO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA A SELEÇÃO BIBLIOGRÁFICA DE SOCIOLOGIA NO BRASIL E DE SUA REVISÃO TEÓRICA. TAMBÉM PESQUISA A TRAJETÓRIA DE DOIS ESTUDIOSOS ACENTUANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FUNDAÇÃO DE UMA SOCIOLOGIA DO BRASIL, O FERNANDO DE AZEVEDO E FLORESTAN FERNANDES, E LEVA EM CONTA A LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA QUANTO AOS MARCOS LEGAIS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA. PARA ESTE MOMENTO, O ENTENDIMENTO PRINCIPAL DESTA PESQUISA É DE QUE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA SOCIOLOGIA NO BRASIL SEGUIU A CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL PENSANDO NOS ASPECTOS ECONÔMICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS, AO MESMO TEMPO AS VISÕES SOCIOLÓGICAS ADOTADAS E IMPLANTADAS VISAVAM A INSERÇÃO DO TRATO CIENTÍFICO DA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA. EM CONCLUSÃO, OS ELEMENTOS IDENTIFICADOS RESULTARAM EM UMA SOCIOLOGIA DO BRASIL, UM CAMPO TEÓRICO CIENTÍFICO PREOCUPADO COM O DESENVOLVIMENTO NACIONAL. FORAM CONTRIBUIÇÕES IMPORTANTES PARA TAL CONSOLIDAÇÃO E PARA A PRÁTICA DO ENSINO SOCIOLÓGICO NA FORMAÇÃO DOCENTE, NA UNIVERSIDADE E ESPECIALMENTE PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10: História do ensino de sociologia no Brasil"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA NO BRASIL, ENSINO, DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA111_ID96_20032021145634.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIVANILTON DE"
    "autor_nome_curto" => "GIVANILTON DE ARAÚJO BARBOSA"
    "autor_email" => "givaniltonbarbosa10@gmail"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

ESTE ESTUDO CORRESPONDE A UMA PESQUISA EM FASE INICIAL QUE TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR A HISTÓRIA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESPECIALMENTE NO BRASIL. NOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS BUSCAM PESQUISAR OS PRIMEIROS ESTUDOS DE SOCIOLOGIA NO TERRITÓRIO BRASILEIRO, IDENTIFICAR OS PRIMEIROS CENTROS DE ESTUDOS CONSTITUÍDOS NO BRASIL QUE ABORDAVAM A SOCIOLOGIA, REALIZAR APROXIMAÇÕES SOBRE TRAJETÓRIAS DE ESTUDIOSOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A INSERÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA SOCIOLOGIA ENQUANTO DISCIPLINA NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, NAS PRIMEIRAS UNIVERSIDADES E NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA E ABORDAR ASPECTOS CURRICULARES, BEM COMO SUAS REFORMAS. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, TENDO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA A SELEÇÃO BIBLIOGRÁFICA DE SOCIOLOGIA NO BRASIL E DE SUA REVISÃO TEÓRICA. TAMBÉM PESQUISA A TRAJETÓRIA DE DOIS ESTUDIOSOS ACENTUANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FUNDAÇÃO DE UMA SOCIOLOGIA DO BRASIL, O FERNANDO DE AZEVEDO E FLORESTAN FERNANDES, E LEVA EM CONTA A LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA QUANTO AOS MARCOS LEGAIS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA. PARA ESTE MOMENTO, O ENTENDIMENTO PRINCIPAL DESTA PESQUISA É DE QUE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA SOCIOLOGIA NO BRASIL SEGUIU A CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL PENSANDO NOS ASPECTOS ECONÔMICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS, AO MESMO TEMPO AS VISÕES SOCIOLÓGICAS ADOTADAS E IMPLANTADAS VISAVAM A INSERÇÃO DO TRATO CIENTÍFICO DA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA. EM CONCLUSÃO, OS ELEMENTOS IDENTIFICADOS RESULTARAM EM UMA SOCIOLOGIA DO BRASIL, UM CAMPO TEÓRICO CIENTÍFICO PREOCUPADO COM O DESENVOLVIMENTO NACIONAL. FORAM CONTRIBUIÇÕES IMPORTANTES PARA TAL CONSOLIDAÇÃO E PARA A PRÁTICA DO ENSINO SOCIOLÓGICO NA FORMAÇÃO DOCENTE, NA UNIVERSIDADE E ESPECIALMENTE PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.