SOCIOLOGIA E A EDUCAÇÃO INTEGRAL NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE FORTALEZA-CE.
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75582 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 66 "inscrito_id" => 671 "titulo" => "SOCIOLOGIA E A EDUCAÇÃO INTEGRAL NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE FORTALEZA-CE." "resumo" => "AS MUDANÇAS GLOBAIS NA CONTEMPORANEIDADE DEMANDAM DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO BRASILEIRO A NECESSIDADE DE ESTRUTURAR UM CENÁRIO DE POSSIBILIDADES QUE SINALIZEM PARA UMA EFETIVA POLÍTICA PÚBLICA EDUCATIVA, COMPROMETIDA COM AS MÚLTIPLAS NECESSIDADES SOCIAIS E CULTURAIS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. LOGO, O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DE JOVENS NO ESPAÇO ESCOLAR NÃO É SIMPLES E LINEAR, AFINAL, NEM SEMPRE AS LÓGICAS ESCOLARES DE SOCIALIZAÇÃO SE APROXIMAM DAS LÓGICAS DAS CULTURAS JUVENIS E DAS SUAS DIVERSIDADES. ASSIM, OS SISTEMAS EDUCATIVOS DEVEM PREVER A OMNILATERALIDADE, OBJETIVANDO A EDUCAÇÃO INTEGRAL, COMO PERSPECTIVA DE MELHORAR A EFICIÊNCIA DO PROCESSO PEDAGÓGICO, GARANTINDO A TODOS OS ESTUDANTES AS APRENDIZAGENS NECESSÁRIAS PARA GOZO DE UMA CIDADANIA PLENA. COMO A EDUCAÇÃO É UM ASSUNTO EMINENTEMENTE SOCIAL, TANTO PELAS SUAS ORIGENS COMO PELAS SUAS FUNÇÕES, PRETENDEMOS COMPREENDER O LUGAR DA SOCIOLOGIA, ENQUANTO DISCIPLINA CRÍTICA E REFLEXIVA, NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES. TEORICAMENTE A PESQUISA TEM COMO REFERÊNCIA PRINCIPALMENTE OS AUTORES FLORESTAN FERNANDES, DURKHEIM E MIGUEL ARROYO NAS TEMÁTICAS DE SOCIOLOGIA COMO DISCIPLINA NO ENSINO MÉDIO; JUAREZ DAYRELL (2013) E PAULO CARRANO FORAM BASILARES PARA A ABORDAGENS DAS JUVENTUDES E MARIA CIAVATTA E ISA GUARÁ NOS ORIENTARAM SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL. O TRABALHO TEVE ABORDAGEM QUALITATIVA COM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, ANÁLISE DOCUMENTAL E QUESTIONÁRIOS APLICADOS AOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12: O currículo da sociologia na educação básica" "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, EDUCAÇÃO INTEGRAL, ENSINO MÉDIO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA113_ID671_20032021153051.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORENA CRISTINA DE QUEIROZ FORTE" "autor_nome_curto" => "LORENA FORTE" "autor_email" => "lorenacqforte@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75582 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 66 "inscrito_id" => 671 "titulo" => "SOCIOLOGIA E A EDUCAÇÃO INTEGRAL NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE FORTALEZA-CE." "resumo" => "AS MUDANÇAS GLOBAIS NA CONTEMPORANEIDADE DEMANDAM DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO BRASILEIRO A NECESSIDADE DE ESTRUTURAR UM CENÁRIO DE POSSIBILIDADES QUE SINALIZEM PARA UMA EFETIVA POLÍTICA PÚBLICA EDUCATIVA, COMPROMETIDA COM AS MÚLTIPLAS NECESSIDADES SOCIAIS E CULTURAIS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. LOGO, O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DE JOVENS NO ESPAÇO ESCOLAR NÃO É SIMPLES E LINEAR, AFINAL, NEM SEMPRE AS LÓGICAS ESCOLARES DE SOCIALIZAÇÃO SE APROXIMAM DAS LÓGICAS DAS CULTURAS JUVENIS E DAS SUAS DIVERSIDADES. ASSIM, OS SISTEMAS EDUCATIVOS DEVEM PREVER A OMNILATERALIDADE, OBJETIVANDO A EDUCAÇÃO INTEGRAL, COMO PERSPECTIVA DE MELHORAR A EFICIÊNCIA DO PROCESSO PEDAGÓGICO, GARANTINDO A TODOS OS ESTUDANTES AS APRENDIZAGENS NECESSÁRIAS PARA GOZO DE UMA CIDADANIA PLENA. COMO A EDUCAÇÃO É UM ASSUNTO EMINENTEMENTE SOCIAL, TANTO PELAS SUAS ORIGENS COMO PELAS SUAS FUNÇÕES, PRETENDEMOS COMPREENDER O LUGAR DA SOCIOLOGIA, ENQUANTO DISCIPLINA CRÍTICA E REFLEXIVA, NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES. TEORICAMENTE A PESQUISA TEM COMO REFERÊNCIA PRINCIPALMENTE OS AUTORES FLORESTAN FERNANDES, DURKHEIM E MIGUEL ARROYO NAS TEMÁTICAS DE SOCIOLOGIA COMO DISCIPLINA NO ENSINO MÉDIO; JUAREZ DAYRELL (2013) E PAULO CARRANO FORAM BASILARES PARA A ABORDAGENS DAS JUVENTUDES E MARIA CIAVATTA E ISA GUARÁ NOS ORIENTARAM SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL. O TRABALHO TEVE ABORDAGEM QUALITATIVA COM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, ANÁLISE DOCUMENTAL E QUESTIONÁRIOS APLICADOS AOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12: O currículo da sociologia na educação básica" "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, EDUCAÇÃO INTEGRAL, ENSINO MÉDIO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA113_ID671_20032021153051.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORENA CRISTINA DE QUEIROZ FORTE" "autor_nome_curto" => "LORENA FORTE" "autor_email" => "lorenacqforte@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }