A FALTA DO RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE E O IMPACTO NA AULA DE SOCIOLOGIA: UM RELATO NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM GOVERNADOR VALADARES/MG
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75724 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 290 "inscrito_id" => 796 "titulo" => "A FALTA DO RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE E O IMPACTO NA AULA DE SOCIOLOGIA: UM RELATO NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM GOVERNADOR VALADARES/MG" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO LEVANTAR UMA REFLEXÃO ACERCA DO TEMA IDENTIDADE, QUE É PARTE DOS CONTEÚDOS ABORDADOS PELA DISCIPLINA SOCIOLOGIA NA GRADE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO. NA PRÁTICA ESCOLAR, VÁRIOS PROFISSIONAIS PODEM OBSERVAR QUE MUITOS ESTUDANTES NÃO CONSEGUEM CONSTRUIR-SE COMO PERTENCENTES A ALGUM GRUPO IDENTITÁRIO, FAZENDO COM QUE DISCUSSÕES SOBRE RAÇA, GÊNERO OU CLASSE SOCIAL POSSAM PARECER DESLOCADAS OU DISTANTES DO CONTEXTO SOCIAL DESSES ESTUDANTES. PARA DESENVOLVER O ESTUDO, TOMOU-SE COMO BASE PARTE DAS DEFINIÇÕES UTILIZADAS POR HABERMAS, COMPREENDENDO-SE IDENTIDADE COMO UM PROCESSO QUE PERPASSA TANTO A IDENTIFICAÇÃO PRÓPRIA QUANTO A IDENTIFICAÇÃO RECONHECIDA POR OUTROS INDIVÍDUOS. PARA REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TEMA NA ÁREA PEDAGÓGICA, A PESQUISA APOIA-SE NA OBRA DE PAULO FREIRE, QUANDO ESTE COMPREENDE QUE A EDUCAÇÃO FOMENTA A REFLEXÃO SOBRE A PRÓPRIA EXISTÊNCIA HUMANA, O QUE COLOCA AS EXPERIÊNCIAS DE VIDA COMO PONTOS CENTRAIS NO EFETIVO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. ENTENDE-SE, ASSIM, QUE É NECESSÁRIO BUSCAR QUE OS EDUCANDOS RECONHEÇAM SUAS PRÓPRIAS IDENTIDADES PARA UM DIDÁTICA MAIS EFETIVA, PROCURANDO CONTEXTUALIZAR AS TEMÁTICAS ABORDADAS PELA DISCIPLINA, COM O FIM DE PROMOVER GANHOS NO PROCESSO EDUCACIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18: O ensino da diferença na sociologia – Como pensar gênero e outras categorias de articulação em sala de aula?" "palavra_chave" => "IDENTIDADE, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA119_ID796_07042021230952.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL SCHULTZ" "autor_nome_curto" => "RAFAEL SCHULTZ" "autor_email" => "rafaelschultz205@hotmail." "autor_ies" => "IFSC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75724 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 290 "inscrito_id" => 796 "titulo" => "A FALTA DO RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE E O IMPACTO NA AULA DE SOCIOLOGIA: UM RELATO NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM GOVERNADOR VALADARES/MG" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO LEVANTAR UMA REFLEXÃO ACERCA DO TEMA IDENTIDADE, QUE É PARTE DOS CONTEÚDOS ABORDADOS PELA DISCIPLINA SOCIOLOGIA NA GRADE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO. NA PRÁTICA ESCOLAR, VÁRIOS PROFISSIONAIS PODEM OBSERVAR QUE MUITOS ESTUDANTES NÃO CONSEGUEM CONSTRUIR-SE COMO PERTENCENTES A ALGUM GRUPO IDENTITÁRIO, FAZENDO COM QUE DISCUSSÕES SOBRE RAÇA, GÊNERO OU CLASSE SOCIAL POSSAM PARECER DESLOCADAS OU DISTANTES DO CONTEXTO SOCIAL DESSES ESTUDANTES. PARA DESENVOLVER O ESTUDO, TOMOU-SE COMO BASE PARTE DAS DEFINIÇÕES UTILIZADAS POR HABERMAS, COMPREENDENDO-SE IDENTIDADE COMO UM PROCESSO QUE PERPASSA TANTO A IDENTIFICAÇÃO PRÓPRIA QUANTO A IDENTIFICAÇÃO RECONHECIDA POR OUTROS INDIVÍDUOS. PARA REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TEMA NA ÁREA PEDAGÓGICA, A PESQUISA APOIA-SE NA OBRA DE PAULO FREIRE, QUANDO ESTE COMPREENDE QUE A EDUCAÇÃO FOMENTA A REFLEXÃO SOBRE A PRÓPRIA EXISTÊNCIA HUMANA, O QUE COLOCA AS EXPERIÊNCIAS DE VIDA COMO PONTOS CENTRAIS NO EFETIVO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. ENTENDE-SE, ASSIM, QUE É NECESSÁRIO BUSCAR QUE OS EDUCANDOS RECONHEÇAM SUAS PRÓPRIAS IDENTIDADES PARA UM DIDÁTICA MAIS EFETIVA, PROCURANDO CONTEXTUALIZAR AS TEMÁTICAS ABORDADAS PELA DISCIPLINA, COM O FIM DE PROMOVER GANHOS NO PROCESSO EDUCACIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18: O ensino da diferença na sociologia – Como pensar gênero e outras categorias de articulação em sala de aula?" "palavra_chave" => "IDENTIDADE, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA119_ID796_07042021230952.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL SCHULTZ" "autor_nome_curto" => "RAFAEL SCHULTZ" "autor_email" => "rafaelschultz205@hotmail." "autor_ies" => "IFSC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }