Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

A METODOLOGIA DO ENSINO ATIVO E DINÂMICO DESOCIOLOGIA: A DINÂMICA DO PAPEL, DO OVO E DO ÓLEO.

Comunicação Oral GT 14
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 76832
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 286
    "inscrito_id" => null
    "titulo" => "A METODOLOGIA DO ENSINO ATIVO E DINÂMICO DESOCIOLOGIA: A DINÂMICA DO PAPEL, DO OVO E DO ÓLEO."
    "resumo" => "O ARTIGO APRESENTA A DESCRIÇÃO DE UMA DINÂMICA DE GRUPO QUE SERVIRÁ TANTO PARA EXPLICAR O QUE SE ENTENDE POR UM ENSINO ATIVO E DINÂMICO QUANTO COMO EXEMPLO DAS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO E DAS CONTRIBUIÇÕES DESTA METODOLOGIA, DEMONSTRANDO A IMPORTÂNCIA DE SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS PARA A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. DINÂMICAS PERMITEM FOCAR NO QUE É FEITO, OBSERVANDO COMO A CULTURA É PRODUZIDA NA PRÁTICA, NAS RELAÇÕES SOCIAIS E INTERAÇÕES CONCRETAS, POSSIBILITANDO QUE AS REFLEXÕES PROPOSTAS SEJAM ASSIMILADAS E INCORPORADAS PELOS ENVOLVIDOS QUE PARTICIPAM ATIVAMENTE DA AULA, CONSTRUINDO CONHECIMENTOS A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DE SUA REALIDADE E DA EXPERIÊNCIA EM SALA. A BRINCADEIRA MOSTRA QUE, ESTANDO EM POSIÇÕES DIFERENTES DO ESPAÇO (SOCIAL E FÍSICO), PERCEBEMOS AS COISAS DE FORMAS DISTINTAS. OS APRENDIZES SÃO COLOCADOS INTENCIONAL E EXPLICITAMENTE NA POSIÇÃO DE PRODUTORES DE CONHECIMENTOS E DEFINIÇÕES SOBRE A REALIDADE PERCEBENDO-SE COMO PORTADORES DO SABER. DIVIDIDOS EM GRUPOS, FORMULAM QUESTIONAMENTOS E RESPONDEM POR SI MESMOS, ELABORANDO SEUS ARGUMENTOS E CONSTATAÇÕES. DINÂMICAS ENSINAM, A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS E REFERÊNCIAS OBJETIVAS, EXEMPLOS DE COMO A SOCIOLOGIA PODE ESTAR PRESENTE EM NOSSAS VIDAS E CONTRIBUIR PARA NOSSAS INDAGAÇÕES, PERMITINDO-NOS APREENDER OS ESTUDANTES COMO SUJEITOS SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAIS INTEGRAIS. PAPÉIS COMO OS DE PROFESSOR E ALUNO NÃO ESTÃO DADOS, SÃO CONSTRUÍDOS, INTERPRETADOS E REPRESENTADOS (NÃO SÓ) NA ESCOLA E NA SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 14"
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "61a6585cd3ed5_30112021135908.pdf"
    "created_at" => "2021-11-30 13:59:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE BARROS DE FARIA"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "fbarros.faria@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 76832
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 286
    "inscrito_id" => null
    "titulo" => "A METODOLOGIA DO ENSINO ATIVO E DINÂMICO DESOCIOLOGIA: A DINÂMICA DO PAPEL, DO OVO E DO ÓLEO."
    "resumo" => "O ARTIGO APRESENTA A DESCRIÇÃO DE UMA DINÂMICA DE GRUPO QUE SERVIRÁ TANTO PARA EXPLICAR O QUE SE ENTENDE POR UM ENSINO ATIVO E DINÂMICO QUANTO COMO EXEMPLO DAS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO E DAS CONTRIBUIÇÕES DESTA METODOLOGIA, DEMONSTRANDO A IMPORTÂNCIA DE SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS PARA A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. DINÂMICAS PERMITEM FOCAR NO QUE É FEITO, OBSERVANDO COMO A CULTURA É PRODUZIDA NA PRÁTICA, NAS RELAÇÕES SOCIAIS E INTERAÇÕES CONCRETAS, POSSIBILITANDO QUE AS REFLEXÕES PROPOSTAS SEJAM ASSIMILADAS E INCORPORADAS PELOS ENVOLVIDOS QUE PARTICIPAM ATIVAMENTE DA AULA, CONSTRUINDO CONHECIMENTOS A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DE SUA REALIDADE E DA EXPERIÊNCIA EM SALA. A BRINCADEIRA MOSTRA QUE, ESTANDO EM POSIÇÕES DIFERENTES DO ESPAÇO (SOCIAL E FÍSICO), PERCEBEMOS AS COISAS DE FORMAS DISTINTAS. OS APRENDIZES SÃO COLOCADOS INTENCIONAL E EXPLICITAMENTE NA POSIÇÃO DE PRODUTORES DE CONHECIMENTOS E DEFINIÇÕES SOBRE A REALIDADE PERCEBENDO-SE COMO PORTADORES DO SABER. DIVIDIDOS EM GRUPOS, FORMULAM QUESTIONAMENTOS E RESPONDEM POR SI MESMOS, ELABORANDO SEUS ARGUMENTOS E CONSTATAÇÕES. DINÂMICAS ENSINAM, A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS E REFERÊNCIAS OBJETIVAS, EXEMPLOS DE COMO A SOCIOLOGIA PODE ESTAR PRESENTE EM NOSSAS VIDAS E CONTRIBUIR PARA NOSSAS INDAGAÇÕES, PERMITINDO-NOS APREENDER OS ESTUDANTES COMO SUJEITOS SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAIS INTEGRAIS. PAPÉIS COMO OS DE PROFESSOR E ALUNO NÃO ESTÃO DADOS, SÃO CONSTRUÍDOS, INTERPRETADOS E REPRESENTADOS (NÃO SÓ) NA ESCOLA E NA SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 14"
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "61a6585cd3ed5_30112021135908.pdf"
    "created_at" => "2021-11-30 13:59:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE BARROS DE FARIA"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "fbarros.faria@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O ARTIGO APRESENTA A DESCRIÇÃO DE UMA DINÂMICA DE GRUPO QUE SERVIRÁ TANTO PARA EXPLICAR O QUE SE ENTENDE POR UM ENSINO ATIVO E DINÂMICO QUANTO COMO EXEMPLO DAS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO E DAS CONTRIBUIÇÕES DESTA METODOLOGIA, DEMONSTRANDO A IMPORTÂNCIA DE SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS PARA A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. DINÂMICAS PERMITEM FOCAR NO QUE É FEITO, OBSERVANDO COMO A CULTURA É PRODUZIDA NA PRÁTICA, NAS RELAÇÕES SOCIAIS E INTERAÇÕES CONCRETAS, POSSIBILITANDO QUE AS REFLEXÕES PROPOSTAS SEJAM ASSIMILADAS E INCORPORADAS PELOS ENVOLVIDOS QUE PARTICIPAM ATIVAMENTE DA AULA, CONSTRUINDO CONHECIMENTOS A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DE SUA REALIDADE E DA EXPERIÊNCIA EM SALA. A BRINCADEIRA MOSTRA QUE, ESTANDO EM POSIÇÕES DIFERENTES DO ESPAÇO (SOCIAL E FÍSICO), PERCEBEMOS AS COISAS DE FORMAS DISTINTAS. OS APRENDIZES SÃO COLOCADOS INTENCIONAL E EXPLICITAMENTE NA POSIÇÃO DE PRODUTORES DE CONHECIMENTOS E DEFINIÇÕES SOBRE A REALIDADE PERCEBENDO-SE COMO PORTADORES DO SABER. DIVIDIDOS EM GRUPOS, FORMULAM QUESTIONAMENTOS E RESPONDEM POR SI MESMOS, ELABORANDO SEUS ARGUMENTOS E CONSTATAÇÕES. DINÂMICAS ENSINAM, A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS E REFERÊNCIAS OBJETIVAS, EXEMPLOS DE COMO A SOCIOLOGIA PODE ESTAR PRESENTE EM NOSSAS VIDAS E CONTRIBUIR PARA NOSSAS INDAGAÇÕES, PERMITINDO-NOS APREENDER OS ESTUDANTES COMO SUJEITOS SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAIS INTEGRAIS. PAPÉIS COMO OS DE PROFESSOR E ALUNO NÃO ESTÃO DADOS, SÃO CONSTRUÍDOS, INTERPRETADOS E REPRESENTADOS (NÃO SÓ) NA ESCOLA E NA SALA DE AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.