A METODOLOGIA DO ENSINO ATIVO E DINÂMICO DESOCIOLOGIA: A DINÂMICA DO PAPEL, DO OVO E DO ÓLEO.
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 76832 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 286 "inscrito_id" => null "titulo" => "A METODOLOGIA DO ENSINO ATIVO E DINÂMICO DESOCIOLOGIA: A DINÂMICA DO PAPEL, DO OVO E DO ÓLEO." "resumo" => "O ARTIGO APRESENTA A DESCRIÇÃO DE UMA DINÂMICA DE GRUPO QUE SERVIRÁ TANTO PARA EXPLICAR O QUE SE ENTENDE POR UM ENSINO ATIVO E DINÂMICO QUANTO COMO EXEMPLO DAS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO E DAS CONTRIBUIÇÕES DESTA METODOLOGIA, DEMONSTRANDO A IMPORTÂNCIA DE SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS PARA A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. DINÂMICAS PERMITEM FOCAR NO QUE É FEITO, OBSERVANDO COMO A CULTURA É PRODUZIDA NA PRÁTICA, NAS RELAÇÕES SOCIAIS E INTERAÇÕES CONCRETAS, POSSIBILITANDO QUE AS REFLEXÕES PROPOSTAS SEJAM ASSIMILADAS E INCORPORADAS PELOS ENVOLVIDOS QUE PARTICIPAM ATIVAMENTE DA AULA, CONSTRUINDO CONHECIMENTOS A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DE SUA REALIDADE E DA EXPERIÊNCIA EM SALA. A BRINCADEIRA MOSTRA QUE, ESTANDO EM POSIÇÕES DIFERENTES DO ESPAÇO (SOCIAL E FÍSICO), PERCEBEMOS AS COISAS DE FORMAS DISTINTAS. OS APRENDIZES SÃO COLOCADOS INTENCIONAL E EXPLICITAMENTE NA POSIÇÃO DE PRODUTORES DE CONHECIMENTOS E DEFINIÇÕES SOBRE A REALIDADE PERCEBENDO-SE COMO PORTADORES DO SABER. DIVIDIDOS EM GRUPOS, FORMULAM QUESTIONAMENTOS E RESPONDEM POR SI MESMOS, ELABORANDO SEUS ARGUMENTOS E CONSTATAÇÕES. DINÂMICAS ENSINAM, A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS E REFERÊNCIAS OBJETIVAS, EXEMPLOS DE COMO A SOCIOLOGIA PODE ESTAR PRESENTE EM NOSSAS VIDAS E CONTRIBUIR PARA NOSSAS INDAGAÇÕES, PERMITINDO-NOS APREENDER OS ESTUDANTES COMO SUJEITOS SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAIS INTEGRAIS. PAPÉIS COMO OS DE PROFESSOR E ALUNO NÃO ESTÃO DADOS, SÃO CONSTRUÍDOS, INTERPRETADOS E REPRESENTADOS (NÃO SÓ) NA ESCOLA E NA SALA DE AULA." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 14" "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "61a6585cd3ed5_30112021135908.pdf" "created_at" => "2021-11-30 13:59:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE BARROS DE FARIA" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "fbarros.faria@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 76832 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 286 "inscrito_id" => null "titulo" => "A METODOLOGIA DO ENSINO ATIVO E DINÂMICO DESOCIOLOGIA: A DINÂMICA DO PAPEL, DO OVO E DO ÓLEO." "resumo" => "O ARTIGO APRESENTA A DESCRIÇÃO DE UMA DINÂMICA DE GRUPO QUE SERVIRÁ TANTO PARA EXPLICAR O QUE SE ENTENDE POR UM ENSINO ATIVO E DINÂMICO QUANTO COMO EXEMPLO DAS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO E DAS CONTRIBUIÇÕES DESTA METODOLOGIA, DEMONSTRANDO A IMPORTÂNCIA DE SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS PARA A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. DINÂMICAS PERMITEM FOCAR NO QUE É FEITO, OBSERVANDO COMO A CULTURA É PRODUZIDA NA PRÁTICA, NAS RELAÇÕES SOCIAIS E INTERAÇÕES CONCRETAS, POSSIBILITANDO QUE AS REFLEXÕES PROPOSTAS SEJAM ASSIMILADAS E INCORPORADAS PELOS ENVOLVIDOS QUE PARTICIPAM ATIVAMENTE DA AULA, CONSTRUINDO CONHECIMENTOS A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DE SUA REALIDADE E DA EXPERIÊNCIA EM SALA. A BRINCADEIRA MOSTRA QUE, ESTANDO EM POSIÇÕES DIFERENTES DO ESPAÇO (SOCIAL E FÍSICO), PERCEBEMOS AS COISAS DE FORMAS DISTINTAS. OS APRENDIZES SÃO COLOCADOS INTENCIONAL E EXPLICITAMENTE NA POSIÇÃO DE PRODUTORES DE CONHECIMENTOS E DEFINIÇÕES SOBRE A REALIDADE PERCEBENDO-SE COMO PORTADORES DO SABER. DIVIDIDOS EM GRUPOS, FORMULAM QUESTIONAMENTOS E RESPONDEM POR SI MESMOS, ELABORANDO SEUS ARGUMENTOS E CONSTATAÇÕES. DINÂMICAS ENSINAM, A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS E REFERÊNCIAS OBJETIVAS, EXEMPLOS DE COMO A SOCIOLOGIA PODE ESTAR PRESENTE EM NOSSAS VIDAS E CONTRIBUIR PARA NOSSAS INDAGAÇÕES, PERMITINDO-NOS APREENDER OS ESTUDANTES COMO SUJEITOS SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAIS INTEGRAIS. PAPÉIS COMO OS DE PROFESSOR E ALUNO NÃO ESTÃO DADOS, SÃO CONSTRUÍDOS, INTERPRETADOS E REPRESENTADOS (NÃO SÓ) NA ESCOLA E NA SALA DE AULA." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 14" "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "61a6585cd3ed5_30112021135908.pdf" "created_at" => "2021-11-30 13:59:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE BARROS DE FARIA" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "fbarros.faria@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }