A ABORDAGEM DO CONTEÚDO LINGUÍSTICO DE VIÉS GRAMATICAL QUE SUPERE AS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES DE UMA LÍNGUA, SURGE COM O APORTE DA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS A PARTIR DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PROMOVENDO A CONTEXTUALIZAÇÃO DA LINGUAGEM. DESDE ESTA PERSPECTIVA NA CULTURA DIGITAL DEFENDIDA POR ANTUNES (2007), LOUREIRO (2008) ASSIM COMO EM BRASIL (2000, 2006) E SE FAZ NECESSÁRIA TRAZER O MATERIAL DIGITAL PARA A FORMAÇÃO LINGUÍSTICA NO ÂMBITO ACADÊMICO. NO PROCESSO DE FORMAÇÃO LINGUÍSTICA, O ESTUDANTE APRENDE O SISTEMA NORMATIVO DA LÍNGUA META, ENTRETANTO, A QUESTÃO A SE LEVANTAR É COMO PROPORCIONAR UMA APRENDIZAGEM LINGUÍSTICA E GRAMATICAL DE ESPANHOL LE NO CONTEXTO DE SALA DE AULA DE FORMA QUE OS ESTUDANTES SE CAPACITEM PARA SE EXPRESSAR E INTERAGIR TANTO NA LINGUAGEM ORAL COMO NA ESCRITA (KONDO, 2002). O ENSINO DO CONTEÚDO GRAMATICAL TEM QUE RESPONDER A UM ASPECTO AMPLO DE APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM COMO UM INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO NA LÍNGUA META E OBJETIVAR A APROXIMAÇÃO DO ESTUDANTE AO SISTEMA DA LÍNGUA PARA ALCANÇAR A COMPETÊNCIA GRAMATICAL COMO ALGO COM SIGNIFICADO QUE PERMITA COMPREENDER E MANEJAR A COMUNICAÇÃO PELO USO E FUNCIONAMENTO DAS REGRAS DA LÍNGUA DE FORMA CONSCIENTE E AUTÔNOMA (GARCÍA, 2001; GELABERT E OUTROS, 2002; PERIS, 2004). A PARTIR DESTE ENFOQUE SE REALIZA UMA REFLEXÃO SOBRE A QUESTÃO DO PAPEL DA GRAMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE ESPANHOL LE NA PRÁTICA DOCENTE. O QUE SE ESPERA DESTE TRABALHO É QUE OS RECURSOS TECNOLÓGICOS POSSAM PROMOVER UM ENSINO/APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVO DAS ESTRUTURAS GRAMATICAIS DO ESPANHOL.