RESUMO: ESTE ENSAIO EMPREENDE REFLETIR ACERCA DA LITERATURA DE AUTORIA FEMININA PRODUZIDA NO CONTEXTO DA PÓS-MODERNIDADE. DESSA MANEIRA, BUSCAMOS ESTABELECER UM BREVE COMPARATIVO ENTRE AS DIVERSAS VOZES DOS DISCURSOS QUE ESTÃO SENDO PRODUZIDOS ATUALMENTE NO INTUITO DE OBSERVARMOS O PROCESSO DE AVANÇO NA ATIVIDADE DE ESCRITA LITERÁRIA DAS MULHERES DESDE A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX ATÉ O PRESENTE MOMENTO. ASSIM, O OBJETIVO É UTILIZARMOS DA CRÍTICA FEMINISTA COMO ESTRATÉGIA TEÓRICA PARA AVANÇARMOS NO COMPREENDIMENTO DA MULHER-SUJEITO NA CENA HISTÓRICO-LITERÁRIA. AVERIGUAMOS, SOBRETUDO, EM QUE MEDIDA ESSAS ESCRITORAS TÊM PROPOSTO NARRATIVAS TIPICAMENTE PÓS-MODERNAS, TENDO A PREOCUPAÇÃO, ANTES DISSO, EM ESCLARECER O QUE SIGNIFICA AFIRMAR QUE UM ROMANCE É TIPICAMENTE PÓS-MODERNO. METODOLOGICAMENTE, ACIONAMOS CONCEITOS DE ZINANI (2012), APPEL (2010), TEIXEIRA (2010), ZOLIN (2009) DENTRE OUTRAS ESTUDIOSAS NO ÂMBITO DA PÓS-MODERNIDADE. ISTO POSTO, O ENSAIO SE JUSTIFICA NA RELEVÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO DE CARÁTER CIENTÍFICO ACERCA DOS AVANÇOS LITERÁRIOS DA MULHER-SUJEITO NA CENA PÓS-MODERNA, INFLUENCIADOS PELO MOVIMENTO FEMINISTA E A CONSOLIDAÇÃO DE UMA CRÍTICA LITERÁRIA QUE TENHA POR FOCO DE ANÁLISE A ESCRITA DE AUTORIA FEMININA.