INÚMERAS PESQUISAS CIENTÍFICAS ABORDAM O LIVRO DIDÁTICO COMO OBJETO DE ESTUDO, COM O PROPÓSITO DE
DEFINIR BASES TEÓRICAS SUSTENTÁVEIS, SOB DIVERSOS ENFOQUES METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS,
ESPECIALMENTE, NAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS HUMANA E DA LINGUAGEM. OBJETIVAMOS, NESTE ESTUDO, ANALISAR OS
ELEMENTOS CONTEXTUAIS NORTEADORES DO PROCESSO DE COMPREENSÃO TEXTUAL E HABILIDADES DE LEITURA
APRESENTADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, NO ENSINO MÉDIO. PARA TANTO, DESENVOLVEMOS
UMA PESQUISA DESCRITIVA DE BASE DOCUMENTAL, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA
PORTUGUESA, UTILIZADO NO ENSINO MÉDIO, APROVADO NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (BRASIL,
2017). OS RESULTADOS DESCREVEM A PREDOMINÂNCIA DE COMANDOS SIMPLES PARA LEITURA, COMO “LEIA O PAINEL
DE TEXTOS A SEGUIR”, “OBSERVE ESTE PAINEL DE IMAGEM”, “LEIA OS TEXTOS”, SEM MAIORES EXPLICAÇÕES
CONTEXTUAIS, FUNCIONAS, FORMAIS, QUE INCITEM A CURIOSIDADE E CONDUZAM À ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
COM A CONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DOS SENTIDOS INICIAIS DO TEXTO. É PRECISO, SOBRETUDO, UMA AÇÃO DE
ENVOLVIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA LEITURA, PARA ALÉM DE ESTRATÉGIAS DE LOCALIZAÇÃO NO TEXTO; RETOMADA
DE PALAVRAS E DE INFORMAÇÕES; FORMULAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE HIPÓTESES; PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS TEXTUAIS.
RESSALTAMOS UM LONGO CAMINHO A SER PERCORRIDO, EM SE TRATANDO DAS ABORDAGENS DO LIVRO DIDÁTICO EM
RELAÇÃO AO CONTEXTO, AO TEXTO E À COMPREENSÃO LEITORA, CONSIDERANDO AS EXIGÊNCIAS E AS NECESSIDADES DE
UM ENSINO DE LEITURA QUE CONSIDERE O FALANTE/OUVINTE E PRODUTOR/LEITOR COMO SUJEITOS SOCIAIS, CIRCUNSCRITOS
À HISTÓRIA, À CULTURA, ÀS TECNOLOGIAS.