O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DISCUTIR ASPECTOS DO ENSINO DE LITERATURA NO BRASIL, BEM COMO ALGUMAS INFLUÊNCIAS POR ELE SOFRIDAS, COM VISTAS A OFERECER AOS PROFESSORES UM PANORAMA DE QUESTÕES PERTINENTES QUE TÊM SIDO DEBATIDAS, NA BUSCA POR SAÍDAS PARA A CHAMADA “CRISE DA LITERATURA” NO CENÁRIO NACIONAL. PRIMEIRAMENTE, SERÃO APRESENTADAS INICIATIVAS DOS GOVERNOS FEDERAIS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, AS QUAIS MATERIALIZAM ANSEIOS DE GESTORES, PROFESSORES E ALUNOS PARA QUE SE RESOLVA O PROBLEMA. EM SEGUNDO LUGAR, SERÃO DEBATIDAS QUESTÕES ACERCA DE TAL CENÁRIO DA PANDEMIA DE COVID-19, NOTADAMENTE ALGUMAS PECULIARIDADES SURGIDAS EM RAZÃO DO CONTEXTO HISTÓRICO ATUAL E COMO SE PODE ENCONTRAR ALTERNATIVAS MOTIVADORAS PARA SE ATRAIR OS ALUNOS POR MEIO DA LITERATURA DE FICÇÃO CIENTÍFICA, UM GÊNERO QUE FAZ PARTE DO GOSTO DAQUELES DAS FAIXAS ETÁRIAS EM FOCO NESTA PESQUISA, NO CASO, ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO, SOBRETUDO EM RAZÃO DO FÁCIL ACESSO QUE ELES TÊM A OBRAS CLÁSSICAS DE LITERATURA ADAPTADAS PARA O CINEMA, A EXEMPLO DE FRANKENSTEIN E PLANETA DOS MACACOS, E OUTRAS MAIS PRÓPRIAS DA LITERATURA DE MASSA, TAIS COMO, JOGOS VORAZES E DIVERGENTE. POR FIM, ENTENDEMOS QUE PARTINDO DE UM GÊNERO QUE DIALOGA COM O CONTEXTO ATUAL E QUE AGRADA AOS ALUNOS, OS PROFESSORES PODEM ESTABELECER PONTES COM OS DISCENTES E MOTIVÁ-LOS À LEITURA E ESTUDO DE OUTRAS OBRAS, SOBRETUDO EM RAZÃO NA NECESSIDADE DE SE DESENVOLVER O LETRAMENTO LITERÁRIO SISTEMÁTICO E FORMAL. PARA TANTO, NOSSA PESQUISA ESTÁ ANCORADA NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE COSSON (2010), CALVINO (2004), ZILBERMAN (2010), BAKHTIN (2003), BAMBERGER (1986), DENTRE OUTROS.