OBJETIVAMOS, ATRAVÉS DESTE TRABALHO, PROPORCIONAR UMA DISCUSSÃO TEÓRICA E HISTÓRICA ACERCA DE COMO VÊM
ACONTECENDO OS ESTUDOS SOBRE OS NOVOS LETRAMENTOS (NLS). EVIDENCIAMOS QUE, EMBORA ESSA ÁREA AINDA
SEJA RECENTE NO CAMPO ACADÊMICO BRASILEIRO, ELA VEM CRESCENDO SIGNIFICATIVAMENTE, NO QUE DIZ RESPEITO AO
SURGIMENTO DOS DEBATES ACERCA DOS LETRAMENTOS QUE DERAM, POSTERIORMENTE, ORIGEM AO QUE É DENOMINADO
DE NOVOS LETRAMENTOS NOS DIAS ATUAIS. PARA A REALIZAÇÃO DE TAL ESTUDO CONSULTAMOS OUTROS TRABALHOS QUE
ABORDAM A HISTÓRIA DOS NOVOS LETRAMENTOS. NESSE SENTIDO, UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA A REVISÃO
BIBLIOGRÁFICA, EM QUE NOS BASEAMOS EM AUTORES QUE TRATAM DIRETA OU TANGENCIALMENTE DA TEMÁTICA A QUE
NOS PROPOMOS, DE MODO QUE, A PARTIR DAS SUAS PRODUÇÕES, PUDÉSSEMOS EMBASAR NOSSAS DISCUSSÕES NO QUE
TANGE À EMERGÊNCIA DOS NOVOS LETRAMENTOS. PARA TAL, UTILIZAMOS COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E, TAMBÉM,
HISTÓRICA OS ESTUDOS FORMULADOS POR AUTORES COMO LANKSHEAR E KNOBEL (2007), LOPES (2018), MAGNANI
(2011), MATOS (2014), DENTRE OUTROS. COM A REALIZAÇÃO DO TRABALHO, EVIDENCIAMOS QUE AS DISCUSSÕES
REALIZADAS MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DE TER CONHECIMENTO HISTÓRICO, MESMO QUE DE MANEIRA MAIS GERAL, DE
UMA DETERMINADA ÁREA. DESTACAMOS, TAMBÉM, QUE, DEVIDO AO FATO DOS ESTUDOS SOBRE OS NOVOS
LETRAMENTOS AINDA SEREM MUITO RECENTES, NÃO FOI POSSÍVEL ENCONTRAR MUITOS MATERIAIS QUE ABORDASSEM
ACERCA DO SURGIMENTO E DA HISTÓRIA EM SI DESSA NOVA ÁREA QUE SE FAZ PRESENTE DENTRO DOS ESTUDOS DOS
LETRAMENTOS. PORÉM, ESPERAMOS QUE ESSE TRABALHO POSSA CONTRIBUIR DE ALGUMA MANEIRA COM O
DESENVOLVIMENTO DE NOVOS ESTUDOS E NOVAS DISCUSSÕES SOBRE A HISTÓRIA DOS NOVOS LETRAMENTOS.