O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER ANALÍTICO E TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE ASPECTOS DA PÓS-MODERNIDADE IDENTIFICADOS NA LETRA DA MÚSICA GENTE HUMILDE (1970). A CANÇÃO É UM CLÁSSICO DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA - MPB- COMPOSTA NUMA PARCERIA ENTRE VINICIUS DE MORAES E CHICO BUARQUE DE HOLANDA, COM MELODIA DE GAROTO (ANNIBAL AUGUSTO SARDINHA). A HIPÓTESE QUE LEVANTAMOS É A DE QUE O EU-LÍRICO DA CANÇÃO ENCONTRA-SE IMPOTENTE DIANTE DA SITUAÇÃO DE DESIGUALDADE SOCIAL QUE VISUALIZA AO PASSAR CASUALMENTE PELO SUBÚRBIO CARIOCA. ACREDITAMOS QUE ESTA CONDIÇÃO DE IMPOTÊNCIA É REFLEXO DA PRÓPRIA CONJUNTURA DA PÓS-MODERNIDADE, CUJAS TRANSFORMAÇÕES POLÍTICO, SOCIAL, ECONÔMICO E CULTURAL INTERFEREM DE FORMA SIGNIFICATIVA NA VIDA DO SUJEITO. NO CASO, DA CANÇÃO, NOTA-SE QUE O EU-LÍRICO SE ENCONTRA INCOMODADO COM A CONDIÇÃO DA GENTE SIMPLES QUE OBSERVA, MAS ESTE MANTÉM-SE SILENCIOSO FRENTE À FORÇA DO CAPITALISMO QUE INTERFERE DIRETAMENTE NA VIDA DOS SUJEITOS SOCIAIS. PARA FUNDAMENTAR A DISCUSSÃO UTILIZAMOS, DENTRE OUTRAS REFERÊNCIAS, OS ESTUDOS DE BERMAN (1986); COMPAGNON (2010); EAGLETON (1996); LYOTARD (2009).