ALGO BASTANTE DEBATIDO ATUALMENTE É A CHAMADA “CRISE DA LEITURA”, QUANDO SE ATESTA, PRINCIPALMENTE, O DESINTERESSE DOS ALUNOS PELOS TEXTOS LITERÁRIOS ESCOLARES. HÁ, INCLUSIVE, RESISTÊNCIA À LEITURA DE CLÁSSICOS, SOBRETUDO OS NACIONAIS, JÁ QUE ESTUDANTES BRASILEIROS PREFEREM BEST SELLERS ESTRANGEIROS. NESSE SENTIDO, UM DOS DESAFIOS HOJE, PARA O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESENVOLVER PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE MOTIVEM, INSPIREM E ATRAIAM O ALUNO PARA A LEITURA DE OBRAS QUE FAZEM PARTE DO CURRÍCULO ESCOLAR, FACE À SUA IMPORTÂNCIA COMO ARQUIVO CULTURAL DA HUMANIDADE. NESTE CENÁRIO, O OBJETIVO CENTRAL DESTE TRABALHO É DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DO USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS) NO CONTEXTO DO ENSINO DE LITERATURA, NOTADAMENTE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, PARA O PÚBLICO-ALVO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. PERCEBE-SE QUE A CHEGADA A ESTE PERÍODO ESCOLAR, É MARCADA POR UMA APARENTE DESMOTIVAÇÃO PARA A LEITURA DE LITERATURA, UMA VEZ QUE A PREDOMINÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO FUNDAMENTAL II DÁ ESPAÇO A UMA ABORDAGEM MAIS FORMAL, VISTO QUE SE VOLTA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO SISTEMÁTICO QUE SÓ A ESCOLA PODE LHES OFERECER. ASSIM, ENTENDEMOS QUE A UTILIZAÇÃO DE UM SUPORTE COMO AS HQS, SE CONSTITUI EM UMA ESTRATÉGIA MOTIVADORA PARA OS ALUNOS, SOBRETUDO PARA LEITURA DE CLÁSSICOS. LOGO, ESTE ARTIGO DISCUTE OS BENEFÍCIOS DESSA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE LITERATURA, EMBASADO NO APORTE TEÓRICO DE VERGUEIRO (2018), PIROTA (2014), VIEIRA (2018), COSTA (2008), DENTRE OUTROS. ADEMAIS, APRESENTA UM PANORAMA HISTÓRICO ACERCA DA ACEITAÇÃO DESTE GÊNERO EM DOCUMENTOS OFICIAIS PARA USO ESCOLAR, SOBRETUDO OS CLÁSSICOS EM HQ.