O SANTO DAIME É UMA RELIGIÃO FUNDADA NA DÉCADA DE 40 NO ESTADO BRASILEIRO DO ACRE. TEM COMO PRINCIPAL CARACTERÍSTICA A PRODUÇÃO E INGESTÃO RITUAL DA BEBIDA ENTEÓGENA POPULARMENTE CONHECIDA POR AYAHUASCA. É EM UM CENÁRIO COMO ESTE QUE DESENVOLVEMOS DESDE 2016 NOSSAS PESQUISAS NA REGIÃO SUDESTE DO PARÁ, ESPECIFICAMENTE NO MUNICÍPIO DE MARABÁ. ESCOLHEMOS UMA DAS IGREJAS DAIMISTAS DO MUNICÍPIO FREQUENTADA POR NÓS, AUTORAS, E NOSSO INTERLOLCUTOR PARA ELABORAÇÃO DESTE ARTIGO QUE TEM COMO OBJETIVO ENTENDER AS EXPERIÊNCIAS DE PESSOAS TRANSGÊNERAS EM UM AMBIENTE FORTEMENTE GENERIFICADO. COMO OS DISSIDENTES SÃO VISTOS PELA “IRMANDADE” CIS-NORMATIVA? ESTA É UMA DAS QUESTÕES QUE ORIENTARAM A ELABORAÇÃO DO PRESENTE TEXTO CONSTRUÍDO A PARTIR DA METODOLOGIA DE PESQUISA PARTICIPANTE, COMUM ÀS PESQUISAS ANTROPOLÓGICAS, COMO É O CASO. SINALIZAMOS QUE TANTO O INTERLOCUTOR QUANTO NÓS, AUTORAS NÃO HÉTERO, ESTAMOS EM PROCESSO INICIÁTICO NA IGREJA DA QUAL TRANSCREVEMOS NOSSAS EXPERIÊNCIAS DE CAMPO. ASSIM, PUDEMOS CONCLUIR QUE OS PAPÉIS CONVENCIONALMENTE ESTABELECIDOS (INSCRITOS NA MORAL) EXERCEM INFLUÊNCIA DIRETA NAS PERFORMANCES DAS IRMÃS E IRMÃOS, ISTO É, AQUELAS/ES INICIADAS/OS/ES OU EM PROCESSO DE INICIAÇÃO NA RELIGIÃO SANTO DAIME.