BARBOZA, Ádrian Henrique Ferreira. . E-BOOK X CINABEH - Vol 01... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74972>. Acesso em: 08/11/2024 02:15
A ESCOLA É CONSIDERADA COMO A INSTITUIÇÃO SOCIAL RESPONSÁVEL PELA “EDUCAÇÃO FORMAL” DOS INDIVÍDUOS, ALÉM DAS CONSTRUÇÕES DE COMPORTAMENTOS E VALORES DESIGNADOS A ESTES. CONTUDO, (DES)CONSTRUÇÕES EM TORNO DE TEMÁTICAS – PRINCIPALMENTE LIGADAS À SEXUALIDADE – AINDA APARENTAM ESTAR ESTANQUES NO CONTEXTO ESCOLAR, CORROBORANDO PARA QUE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS PROPAGAM ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS JÁ TÃO INTRÍNSECOS NA SOCIEDADE. ALÉM DISSO, O SISTEMA PATRIARCAL DA CISHETERONORMATIVIDADE IMPÕE ÀS CRIANÇAS OS COMPORTAMENTOS QUE ESTAS DEVEM SE ATER PARA SER ACEITAS NESTE ESPAÇO. COMO CAMINHOS METODOLÓGICOS, ESPERA-SE UTILIZAR A ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA, COM CUNHO ETNOGRÁFICO. ATRAVÉS DE FALA PROFERIDA PELA MINISTRA DA MULHER, DA FAMÍLIA E DOS DIREITOS HUMANOS, DAMARES ALVES, COMO TÍTULO DESTE TRABALHO, ESPERA-SE CONFIRMAR, FUTURAMENTE, ATRAVÉS DESTA PROPOSTA DE TRABALHO, QUE VISÕES DE MUNDO DAS PRINCIPAIS REFERÊNCIAS DAS CRIANÇAS (PAIS/RESPONSÁVEIS E PROFESSORES) IMPACTAM NAS CONCEPÇÕES QUE AS CRIANÇAS IRÃO CONSTRUIR ACERCA DO MUNDO ONDE VIVEM, DANDO POSSIBILIDADE PARA QUE TENHAM SENSO CRÍTICO NO SEU COTIDIANO OU QUE SEJAM MEROS REPRODUTORES DE DISCURSOS BASEADOS EM COMPORTAMENTOS CONSERVADORES.