PENSANDO NA ARTICULAÇÃO ENTRE A DIFUSÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, A PRESENTE PESQUISA SE PROPÔS A FAZER UMA ANÁLISE DE UM MATERIAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM QUADRINHOS, COM O PROPÓSITO DE INVESTIGAR SE O MESMO CUMPRE SUA FUNÇÃO DE COMUNICAR DE FORMA CLARA E EFICIENTE PARA O PÚBLICO LEIGO. O MATERIAL FAZ PARTE DE UM PROJETO DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL, QUE TRAZ A ESPÉCIE MUTUM-DE-ALAGOAS (PAUXI-MITU) COMO PROTAGONISTA. PARA A ANÁLISE, BUSCAMOS IDENTIFICAR, ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS DE LEITURA DA HQ, AS SIGNIFICAÇÕES ATRIBUÍDAS À HISTÓRIA E OS ASPECTOS QUE INTERFEREM NA SUA COMPREENSÃO, COM A FINALIDADE DE REFORMULAR A NARRATIVA PARA MELHORAR SUAS PROPRIEDADES COMUNICATIVAS. NAS ANÁLISES REALIZADAS, SUSTENTADAS PELA SEMIÓTICA PEIRCIANA, FORAM IDENTIFICADOS DIVERSOS ELEMENTOS QUE TROUXERAM DIFICULDADES DE COMPREENSÃO, OS QUAIS SERVIRAM DE BASE PARA MODIFICAÇÕES NO MATERIAL E RESULTARAM NUMA VISÃO SATISFATÓRIA DO PROCESSO.