O ENSINO DA ANATOMIA DOS ORGANISMOS É IMPORTANTE PARA O CONHECIMENTO BIOLÓGICOS DAS ESTRUTURAS MORFOLÓGICAS, FISIOLÓGICAS E COMPORTAMENTAIS. O OBJETIVO DESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA É MOSTRAR COMO O CONTEÚDO SOBRE SERES VIVOS, MAIS ESPECIFICAMENTE A ANATÔMICA DOS PEIXES, PODE SER MINISTRADO PELOS PROFESSORES DE UMA FORMA DIFERENCIADA. A ESTRATÉGIA ADOTADA FOI POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ONDE OS PROFESSORES INDÍGENAS E OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA ESCOLA JULÁ PARÉ, LOCALIZADA NA ALDEIA INDÍGENA UMUTINA, EM BARRA DO BUGRES-MT, RELATARAM SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE A BIOLOGIA DOS PEIXES. O PASSO SEGUINTE FOI A ILUSTRAÇÃO DOS EXEMPLARES APRESENTADOS POR MEIO DA TÉCNICA DA OBSERVAÇÃO DIRETA. POSTERIORMENTE, AS ILUSTRAÇÕES PRODUZIDAS FORAM FOTOGRAFADAS INDIVIDUALMENTE E, EM SEGUIDA, DIGITALIZADAS E TRANSFERIDA AS IMAGENS PARA O COMPUTADOR NO PROGRAMA POWER POINT, A FIM DE REALIZAÇÃO DE DESENHO DIGITAL. OS PARTICIPANTES TIVERAM FACILIDADE EM ILUSTRAR POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DIRETA E NA DIGITAL.