O ENSINO DE CI?NCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL FOI O TEMA DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGR?FICO QUE PROPORCIONOU RESULTADOS QUE SERVEM DE BASE PARA UMA PESQUISA EMP?RICA DESENVOLVIDA NO ?MBITO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CI?NCIAS. FOI FEITA BUSCA NOS PERI?DICOS CAPES, PER?ODO 2013-2019, NO QUAL IDENTIFICAMOS EM VINTE ARTIGOS, SEUS OBJETIVOS, REFERENCIAIS TE?RICOS, CONCEITOS UTILIZADOS EM PROCESSOS ANAL?TICOS, METODOLOGIAS E RESULTADOS, A FIM DE DELINEAR AS VERTENTES TE?RICAS E AS CONCEP??ES SOBRE ENSINO DE CI?NCIAS NOS ANOS INICIAIS. AP?S CATEGORIZA??O, OPTAMOS POR SELECIONAR CINCO ARTIGOS QUE TRATAVAM ESPECIFICAMENTE DA FORMA??O DE PROFESSORES E PRODUZIR UM QUADRO SIN?PTICO COMPARATIVO. A CONSTRU??O DO QUADRO POSSIBILITOU REFLEX?ES SOBRE PROPOSTAS DE FORMA??O CONTINUADA, CUIDADOS QUE DEVEMOS TER AO AVALIAR O CONHECIMENTO DO PROFESSOR GENERALISTA, DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES PARA A PROMO??O DO ENSINO DE CI?NCIAS NOS ANOS INICIAIS E IDENTIFICA??O DO PROFESSOR A PARTIR DE UMA ABORDAGEM NATURAL?STICA.