A ESCOLA NÃO É O ÚNICO AMBIENTE PROPÍCIO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) SUGERE O DESENVOLVIMENTO DE PARCERIAS ENTRE A EDUCAÇÃO FORMAL E OUTRAS MODALIDADES EDUCACIONAIS. NO PRESENTE TRABALHO DESTACAMOS AS POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO MUSEAL PARA POSSIBILITAR AOS ALUNOS A PROMOÇÃO DA MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA, DESPERTANDO O INTERESSE. OS DISCENTES PARTICIPANTES DOS PROJETOS RELATADOS ERAM DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO, EM SUA MAIORIA FORMADOS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES PROVENIENTES DAS CAMADAS MAIS POPULARES. O OBJETIVO DO TRABALHO É APRESENTAR OS RESULTADOS OBTIDOS PELO PROJETO “CLUBE DE JOVENS CIENTISTAS”, PROPOSTA CONCEBIDA A PARTIR DA RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA E INICIADA COM O MUSEU NACIONAL/UFRJ E EM SEGUIDA IMPLEMENTADA EM OUTROS DOIS MUSEUS, A CASA MUSEU EVA KLABIN E O MUSEU CIÊNCIA E VIDA.