NESTE TRABALHO APRESENTAMOS UM RELATO DA CONCEPÇÃO TEÓRICA E DA APLICAÇÃO DA OFICINA ‘HIV E AIDS: PREVENÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DE ESTIGMAS’, OFERECIDA NO CONTEXTO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP. A TEMÁTICA FOI ESCOLHIDA PELA SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO DE SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRO E DEVIDO ÀS DISCUSSÕES QUE AINDA SUSCITA NOS CAMPOS DA PREVENÇÃO E DA CRIAÇÃO DE ESTIGMAS. O FOCO DADO AO TEMA LEVOU EM CONTA OS CAMPOS DA EDUCAÇÃO POPULAR, EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E DA CIBERCULTURA, UTILIZANDO OS REFERENCIAIS METODOLÓGICOS DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS ARTICULADOS AOS ENCAMINHAMENTOS CTS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. A OFICINA TEVE, DE MODO GERAL, SEUS OBJETIVOS ALCANÇADOS, SENDO NECESSÁRIO UM OLHAR MAIS ATENTO PRINCIPALMENTE AO USO DO AMBIENTE VIRTUAL E SUAS POTENCIALIDADES NO CONTEXTO DE AÇÕES EDUCATIVAS COMO A QUE RELATAMOS AQUI.