O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE APRESENTAR EXPERIÊNCIAS COM USO DA REDE SOCIAL INSTAGRAM, COMO RECURSO DIDÁTICO E TECNOLÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, RESULTADOS DO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE UM PROJETO DE PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO NO ÂMBITO DA ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS – C10 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA – MG. COMO RESULTADO FORAM ENCONTRADOS 5 TRABALHOS DESENVOLVIDOS NO BRASIL ENTRE DISSERTAÇÕES, ARTIGOS EM PERIÓDICOS E EM ANAIS DE EVENTOS PUBLICADOS ENTRE MARÇO E DEZEMBRO DE 2020. AS EXPERIÊNCIAS UTILIZAM O INSTAGRAM, EM TODAS AS SUAS FUNCIONALIDADES PARA ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PRINCIPALMENTE NESTE PERÍODO LETIVO E PANDÊMICO. CONCLUI-SE QUE A REFERIDA REDE SE FAZ UM RECURSO ATUAL, QUE DESENVOLVE A CRIATIVIDADE E O POTENCIAL DOS ESTUDANTES DEMONSTRANDO QUE ESTAS, BEM COMO OUTRAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS SÃO DE GRANDE VALIA UMA VEZ QUE AUXILIAM OS ESTUDANTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.