O PRESENTE ESTUDO BUSCOU ENTENDER COMO OS TRABALHOS ANALISADOS DO VII ENEBIO (2018) CONTRIBUEM PARA COMPREENDER A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DURANTE OS PROCESSOS DE PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM SITUAÇÕES ESCOLARES. AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR LICENCIANDOS ENRIQUECEM E CONSOLIDAM O FAZER DOCENTE, ASSIM COMO PODEM PERMITIR UMA MELHOR QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL. NA TENTATIVA DE ENTENDER AS QUESTÕES QUE EMERGEM DA RELAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, FORAM SELECIONADOS 29 TRABALHOS DO ENEBIO (2018) COM ESSA TEMÁTICA. CADA UM FOI ANALISADO A PARTIR DOS SEGUINTES ASPECTOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA OU PESQUISA, PRODUÇÃO, UTILIZAÇÃO, DISCUSSÃO, QUEM REALIZOU O TRABALHO, CONCLUSÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO. PUDEMOS OBSERVAR QUE A PRODUÇÃO DESSES MATERIAIS CONTRIBUI FORTEMENTE PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS, MOLDANDO E PRODUZINDO UM SISTEMA DE PENSAR.