NESTE TRABALHO ANALISAMOS A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE NITERÓI, RJ. PARA A COLETA DE DADOS, FOI REALIZADA UMA AULA PASSEIO NO ENTORNO DA ESCOLA, QUE FICA SITUADA EM FRENTE A UM CAIS E UMA PRAÇA. APÓS ESTA ATIVIDADE, FOI REALIZADA PELAS CRIANÇAS A CONFECÇÃO DE 15 DESENHOS. FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DE ANÁLISE DE DESENHOS E O REFERENCIAL TEÓRICO DE SCHWARZ ET AL (2007) PARA COMPREENDER COMO AS CRIANÇAS EXPRESSAM SUAS PERCEPÇÕES NO DESENHO. AS CATEGORIAS DE MEIO AMBIENTE PRESENTES EM SAUVÉ (2005) FORAM UTILIZADAS PARA A ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DE AMBIENTE ALI PRESENTES. DENTRE OS RESULTADOS, DESTACAMOS QUE, AO CONTRÁRIO DE OUTROS ACHADOS DA LITERATURA, OS ALUNOS ENTENDEM O LUGAR EM QUE VIVEM COMO PARTE DO MEIO AMBIENTE E POSSUEM A PERCEPÇÃO DO HOMEM COMO PARTE DA NATUREZA.