ESTE RELATO PRETENDE DESTACAR A IMPORT?NCIA DO L?DICO COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA E RELATAR EXPERI?NCIA VIVIDA NO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA CAPES/UEA, A PARTIR DE UMA ATIVIDADE L?DICA DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO ENSINO M?DIO SOBRE A SEGUNDA LEI DE MENDEL. O PROCEDIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO BASEOU-SE EM OBSERVA??O PARTICIPANTE, E DEMONSTROU QUE O CONTE?DO DE GEN?TICA PODE SER MINISTRADO DE FORMA DIN?MICA E ATRATIVA POR MEIO DA LUDICIDADE POSSIBILITANDO APRENDIZAGEM AOS ALUNOS. NESSE CONTEXTO, O L?DICO ? UMA FERRAMENTA ALTERNATIVA, PODENDO SER EMPREGADA NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER PARA AL?M DOS LIVROS DID?TICOS E AULAS TEORIZADAS, POIS, MUITAS DISCIPLINAS CONT?M CONTE?DOS CIFRADOS E MASSIVOS QUE DIFICULTAM O ENSINO-APRENDIZAGEM. NA PERSPECTIVA DE METODOLOGIAS DIFERENCIAIS, ESTE TRABALHO SUGERE A CONSTRU??O DE UM ?BACO COMO MODELO DID?TICO, UTILIZANDO MATERIAIS DE F?CIL ACESSO, PODENDO SER UM IMPORTANTE RECURSO PARA O ENSINO DE GEN?TICA EM QUALQUER N?VEL E MODALIDADE DE ENSINO.