O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO MAPEAR E ANALISAR SOBRE COMO A SEXUALIDADE FOI ABORDADA NO ENSINO DE BIOLOGIA, A PARTIR DA ANÁLISE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NO ENCONTRO NACIONAL DO ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO), QUE CORRESPONDEM AOS ANOS DE 2005 - 2018. FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA MAPEAR E DISCUTIR OS TRABALHOS RELACIONADOS À TEMÁTICA SEXUALIDADE NO ENEBIO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE HOUVE UM MENOR NÚMERO DE PUBLICAÇÃO QUE DIALOGUEM COM A TEMÁTICA NA PRIMEIRA E NA SEGUNDA EDIÇÃO, PORÉM HÁ UMA TENDÊNCIA AO AUMENTO DE TRABALHOS AO LONGO DAS EDIÇÕES SUBSEQüENTES. APÓS LEITURAS SUCESSIVAS DOS TRABALHOS QUE ATENDERAM OS CRITÉRIOS METODOLÓGICOS DE INCLUSÃO, A CATEGORIA MAIS PREVALENTE ESTÁ RELACIONADA À ESTRATÉGIA DE ENSINO E PRÁTICA PEDAGÓGICA (21 TRABALHOS). É FECUNDO QUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA ROMPAM COM OS ASPECTOS PURAMENTE BIOLÓGICOS QUE REDUZEM A COMPREENSÃO DA SEXUALIDADE EM DIFERENTES SUJEITOS SOCIOCULTURAL.