O ARTIGO TRAZ DISCUSS?O ACERCA DOS ESTUDOS LIVROS DID?TICOS DE CI?NCIAS, NO CAMPO DO CURR?CULO E DO CONTE?DO DE BIOMA AMAZ?NICO. NESSA PERSPECTIVA, O LIVRO DID?TICO ? ENTENDIDO COMO UM ARTEFATO CULTURAL CURRICULAR QUE APRESENTA SABERES CIENT?FICOS QUE LEGITIMA O QUE PODE SER DITO SOBRE OS OBJETOS NO ENSINO EM CI?NCIAS, COMO O BIOMA AMAZ?NICO ? E CONSTR?I UM IMAGIN?RIO CAPAZ DE SEQUESTRAR A COMPREENS?O DA REALIDADE DIN?MICA DO ESPA?O, PODENDO COMPELIR A TER UMA REPRESENTA??O DEFORMADA ACERCA DESSE BIOMA E DA IDENTIDADE DO AMAZ?NIDA. COMO UM MECANISMO DE RESIST?NCIA BUSCAMOS DESNATURALIZAR OU ESTRANHAR OS SABERES CIENT?FICOS MOBILIZADOS E ELEITOS PARA CONSTRU??O DESSE ESPA?O, NA MEDIDA EM QUE CONSIDERAMOS QUE OS SIGNIFICADOS DECORRENTES DAS REPRESENTA??ES DO BIOMA AMAZ?NICO NOS LIVROS DID?TICOS N?O S?O FIXOS, EST?TICOS, DEFINIDOS, MAS QUE ESTATELEM RELA??ES DIN?MICAS, INCONSTANTES E VARI?VEIS.