ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS (CHC), DURANTE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SOBRE A TEMÁTICA RECICLAGEM. OS MATERIAIS COLETADOS (QUESTIONÁRIOS PRÉ E PÓS-ATIVIDADES) SEGUIRAM PARA UMA ANÁLISE COMPARATIVA SOB A LUZ DA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (1977). OBSERVOU-SE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS QUANTO À CONCEITUAÇÃO DO TERMO RECICLAGEM, AINDA QUE ALGUNS CONFUNDAM COM A COLETA SELETIVA; ALGUNS CONSEGUIRAM DIFERENCIAR O TERMO RECICLAR DE REUTILIZAR E MAIS DA METADE DOS ALUNOS CONSEGUEM IDENTIFICAR QUE EXISTEM MATERIAIS QUE NÃO PODEM SER NEM REUTILIZADOS NEM RECICLADOS. LOGO, A CHC, QUANDO UTILIZADA NO CONTEXTO ESCOLAR, MOSTROU TER UM POTENCIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA ABORDAR AS QUESTÕES AMBIENTAIS ASSOCIADAS AOTEMA ABORDADO. ENTRETANTO, É IMPORTANTE DESTACAR QUE O USO DESSES TEXTOS DE FORMA ISOLADA NÃO GARANTEM A APRENDIZAGEM DOALUNO, DEVENDO ELES SEREM UTILIZADOS DENTRO DE UMA CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO