COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E DOS SABERES QUE DELA EMERGEM, ALÉM DAS REPERCUSSÕES QUE AS VIVÊNCIAS EM PROGRAMAS COMO O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PODEM ACARRETAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, ESSE TRABALHO OBJETIVOU COMPREENDER NA PERSPECTIVA DOS RESIDENTES COMO FOI A INSERÇÃO DELES NAS ESCOLAS EM QUE ATUARAM NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE FORMULÁRIO ELETRÔNICO DO GOOGLE E ANALISADOS A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. ESSA PESQUISA APONTOU QUE A MAIORIA DOS RESIDENTES TEVE UMA BOA RECEPÇÃO, PORÉM ALGUNS ENFRENTARAM RESISTÊNCIA. POR ISSO, AINDA SE TORNA NECESSÁRIO ESCLARECER O PAPEL DA ESCOLA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, BEM COMO A NECESSIDADE DE AMPLIAR O DIÁLOGO ENTRE A ESCOLA E OS CURSOS DE LICENCIATURA.