TRATA-SE DE PESQUISA QUALITATIVA, NARRATIVA, QUE INVESTIGOU A EXPERIENCIA FORMATIVA CONTINUADA ASSISTIDA EM PARCERIA DE UMA PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS PARA ENSINAR CI?NCIAS. OBJETIVAMOS COMPREENDER AS PERCEP??ES DOCENTES SOBRE O ENSINO DE CI?NCIAS INTERDISCIPLINAR, POR MEIO DE PR?TICA INVESTIGATIVA, A PARTIR DO TEXTO LITER?RIO. ACOMPANHAMOS, UM MODELO DE FORMA??O COLABORATIVO ENTRE PROFESSORA-FORMADORA E PROFESSORA-PARTICIPANTE, OPORTUNIZANDO CRESCIMENTO E APERFEI?OAMENTO PESSOAL PARA PROJE??O E IMPLEMENTA??O DE NOVAS PR?TICAS PARA ENSINAR CI?NCIAS NOS ANOS INICIAIS. ADEMAIS, LAN?AMOS M?O DA AN?LISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD) PARA O TRATAMENTO DO MATERIAL EMP?RICO. OS RESULTADOS REVELAM QUE A PARTIR DOS DI?LOGOS DE FORMA??O A PROFESSORA PASSA A RECONSIDERAR: I) ENSINO COM PESQUISA; II) ENSINO DOS CONTE?DOS DE CI?NCIAS; III) INTERDISCIPLINARIDADE. ? POSS?VEL CONCLUIR QUE NO CAMINHO FORMATIVO ASSOCIADO ? CONFEC??O DO MATERIAL PARA IMPLEMENTAR NOVAS PR?TICAS DE ENSINO, A PROFESSORA-PARTICIPANTE PROBLEMATIZA E RECONDUZ POSTURAS, FORTALECE AUTONOMIA E OPORTUNIZA O ENSINO DIN?MICO, L?DICO E SOBRETUDO, SIGNIFICATIVO AOS ESTUDANTES.