ESTE TEXTO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO CONCLUÍDA EM 2019, COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR SENTIDOS DO CIRCUITO EXPOSITIVO DO AQUÁRIO MARINHO DO RIO DE JANEIRO (AQUARIO). APÓS UMA DISCUSSÃO SOBRE O HISTÓRICO E OS OBJETIVOS DO AQUARIO, É ARGUMENTADO QUE OS AQUÁRIOS APRESENTAM AS CIÊNCIAS DA NATUREZA (CN) E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) COMO SUAS PRINCIPAIS DIMENSÕES EDUCATIVAS. NA DISCUSSÃO SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL, É AFIRMADO QUE ESSES ESPAÇOS COMPÕEM UM GRUPO ESPECÍFICO DE MUSEUS DE CIÊNCIA, CUJAS EXPOSIÇÕES PODEM SER INVESTIGADAS A PARTIR DA NOÇÃO DE CURRÍCULO MUSEAL. POR MEIO DE UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DO PORTAL ELETRÔNICO DO AQUARIO, É VERIFICADO QUE AS CN – NOTADAMENTE A ECOLOGIA – E A EA – PRINCIPALMENTE A MACROTENDÊNCIA CONSERVACIONISTA – OCUPAM LUGAR DE DESTAQUE NAS DESCRIÇÕES DAS EXPOSIÇÕES, AS QUAIS SÃO INTERPRETADAS, NESTA PESQUISA, COMO A PROPOSTA CURRICULAR DA INSTITUIÇÃO.