A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SURGE COMO ESTRATÉGIA PARA ENFRENTAR OS PROBLEMAS CAUSADOS PELA AÇÃO ANTRÓPICA NO MEIO AMBIENTE, DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA DAS PESSOAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. DEVIDO AO FATO DO SER HUMANO UTILIZAR OS RECURSOS NATURAIS SEM A PREOCUPAÇÃO DE GARANTIR QUALIDADE DE VIDA PARA AS GERAÇÕES FUTURAS, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE AS ESCOLAS TRABALHEM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PARA QUE OS CIDADÃOS SE TORNEM CONSCIENTES DE SUA RESPONSABILIDADE SOBRE A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. O PRESENTE ARTIGO VERSA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FORMAÇÃO ESSENCIAL NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA E TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A TEMÁTICA AMBIENTAL. PARA TANTO FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM OS PROFESSORES E COORDENADORES DAS ESCOLAS ESCOLHIDAS PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA, COM FINS DE IDENTIFICAR SUA OPINIÃO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL; SE ELES CONSIDERAVAM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO E DE LEVANTAR PROJETOS RELACIONADOS À TEMÁTICA EM FOCO. OS RESULTADOS INDICAM QUE, APESAR DAS DIFICULDADES COM RELAÇÃO AOS RECURSOS FINANCEIROS, A ESCOLAS DE ENSINO PÚBLICO MOSTRARAM-SE MAIS ATIVAS DO QUE AS ESCOLAS PARTICULARES QUANTO A EXECUÇÃO DE PROJETOS AMBIENTAIS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR.