NO CONTEXTO PANDÊMICO, HOUVE A EMERGÊNCIA DE MEDIDAS DE ENSINO REMOTO E COM ELAS AS AULAS POR VÍDEOS. NESSE CENÁRIO, A PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS TORNOU-SE UMA QUESTÃO PARA OS PROFESSORES, FOMENTANDO PROPOSTAS DE FORMAÇÃO. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA CARACTERIZAR UM CURSO DE PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS PARA PROFESSORES DO RIO DE JANEIRO, NA TENTATIVA DE DESCRIMINAR QUAIS FORAM SUAS BASES FORMATIVAS. FORAM ANALISADOS OS DOCUMENTOS DO CURSO DIANTE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE AS AULAS FORAM TRANSPOSTAS À NARRATIVA, BEM COMO AS VIDEOAULAS, RESULTANDO EM ASPECTOS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO (ROTEIRO, FILMAGEM, EDIÇÃO, PUBLICAÇÃO) E DE SEUS ELEMENTOS (CÂMERA, CENÁRIO, FIGURINO, ILUMINAÇÃO, ÁUDIO). DISCUTE-SE ESSA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO EM AUDIOVISUAL AOS MODOS COMO AS POLÍTICAS DE INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES TÊM SIDO APRESENTADAS. POR FIM, ESPERA-SE QUE NOVAS PESQUISAS SEJAM ARTICULADAS PARA CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO AUDIOVISUAL DE PROFESSORES.