ESTE TRABALHO OBJETIVA COMPREENDER QUE SENTIDOS VÊM SENDO ATRIBUÍDOS AO ENSINO DE BIOLOGIA NO DOCUMENTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO, NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS. ASSUMIMOS UMA ABORDAGEM DISCURSIVA COMO LENTE DE INVESTIGAÇÃO E, DESTA FORMA, ENTENDEMOS OS DISCURSOS VEICULADOS NO DOCUMENTO COMO SUPERFÍCIES TEXTUAIS QUE VÊM FIXANDO SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE O QUE PODE (OU NÃO) SER DITO. PERCEBEMOS QUE O ENSINO DESSE COMPONENTE CURRICULAR É FORTEMENTE ASSOCIADO À NOÇÃO DE ‘INVESTIGAÇÃO’, RESSIGNIFICADO NA BNCC DO ENSINO MÉDIO EM DIREÇÃO À VALORIZAÇÃO DE ATITUDES CIENTÍFICAS MAIS PROCEDIMENTAIS COMO FORMA DE AGIR SOBRE E PARA O MUNDO. OS ESTUDANTES SÃO INSTADOS PARA AGIR DE MODO AUTÔNOMO E APRIMORAREM A SI MESMOS E AO MUNDO CONTINUAMENTE, SENDO SITUADOS EM UM ESPAÇO DE ‘APRENDENTES POR TODA A VIDA’ E EVOCANDO UMA IDEIA DE AGENCIAMENTO CONSTANTE POR PARTE DOS INDIVÍDUOS SOBRE SUAS PRÓPRIAS CONDUTAS.